Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Desenvolvimento e validação de um Sistema de simulação de enfermidades infecciosas em bovinos baseada no trânsito de bovinos
Implementar uma ferramenta computacional, calibrada com os bancos de dados de trânsito de animais que permita avaliar mediante simulações os possíveis cenários de disseminação inicial de doenças animais altamente contagiosas no país a partir do fluxo de movimentos de animais. Esta ferramenta poderá auxiliar na determinação do risco do rebanho
Coordenação de Grandes Grupos de Robôs
O objetivo deste projeto consistiu em estudar, desenvolver e avaliar algoritmos para a coordenação de grandes grupos de robôs, normalmente chamados de enxames de robôs ou swarms. Como mencionado no projeto, embora a coordenação de pequenos grupos de robôs tenha sido razoavelmente estudada na literatura nos últimos anos, a coordenação
Modelos e algoritmos para tratamento de informações sociais em tempo real.
A busca por uma plataforma computacional que possibilite o processamento escalável de grandes quantidades de dados, a busca por estratégias de coleta e extração de dados que sejam eficazes e eficientes, sem comprometer a privacidade dos indivíduos. Integrantes: Renato Antonio Celso Ferreira – Integrante / Wagner Meira Jr. – Coordenador.
Combining new technologies to monitor Phenology from leaves to ecosystems
The e-phenology is a multidisciplinary project that explores innovative solutions for plant monitoring in the tropics, combining research in Computer Science, Phenology, and Ecology. On-the-ground phenological observations preclude large areas of study and are laborious and time consuming. Near-surface remote phenology with digital cameras is still area-limited but reduces considerably
Mapeamento Tridimensional para Criação de Ambientes Virtuais Foto-Realísticos
A criação de cenários virtuais realísticos é uma tarefa de grande relevância nas áreas de Computação Gráfica, Visão Computacional e Robótica e os desafios no processo de criação desses cenários virtuais são inúmeros. Embora avanços significativos tenham sido alcançados para a solução do problema de mapeamento tridimensional e geração de
Estudo Científico da Obra do Mestre Guignard em Minas Gerais
O pintor modernista Alberto da Veiga Guignard (1896 – 1962) possui uma extensa produção artística, sendo considerado grande mestre da pintura moderna no Brasil, formador de escola e de várias gerações de artistas. Desconhece-se ainda a totalidade de sua obra, dispersa em coleções públicas e privadas. Portanto, propõe-se estudar de
Métodos Evolucionários em Mineraç?o de Dados: Aprendizado Semi-Supervisionado para Dados Web
Esse projeto prop?e um conjunto de métodos baseados em aprendizado (semi-)supervisionado para resolver diversos problemas envolvendo dados provenientes da Web, embora outras fontes de dados também possam ser utilizadas com pequenas adaptaç?es. O projeto destaca vários outros sub-projetos que tratam de problemas relevantes dentro da parte de mídias sociais, tais
Graduação de curvas de mortalidade
A graduação é um método muito utilizado para o ajuste de curvas de mortalidade. O objetivo da graduação é suavizar a curva quando a variância dos dados é muito grande ou quando os dados que deram origem à curva são escassos. Algumas vezes, para calcular prêmios em seguros de vida
Redes de computadores ad hoc sem fio para missões críticas
Este projeto objetiva a pesquisa científica e tecnológica, a construção de protótipos e a formação de pessoal no tema de redes de computadores para uso em missões críticas e emergenciais, visando sua aplicação na defesa civil, segurança pública e eventos de grande porte, entre outros. Consiste no estudo dos problemas