Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Cooperação entre Múltiplos Manipuladores Móveis
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelos, algoritmos e aplicações em robótica cooperativa – múltiplos robôs cooperando entre si e com seres humanos. O problema a ser tratado no projeto versa sobre a coordenação do trabalho realizado por múltiplos robôs e de robôs em cooperação com o homem.
Algoritmos para o Problema do Caixeiro Viajante com Recolha de Prêmios
Neste projeto, desenvolvemos algoritmos baseados em Relaxação Lagrangeana e Planos de Corte para variantes do Problema do Caixeiro Viajante: a versão com Recolha de Prêmios e a versão distância seletiva. Nesta última, caso um vértice não pertença a rota do caixeiro, deve haver algum vértice na rota que dista não
Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos
O Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) é um novo paradigma proposto para melhorar a separação de interesses transversais na construção de software. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo – Integrante
AOSD Europe
AOSD-Europe harmonises and integrates the research, training and dissemination activities of its members in order to address fragmentation of AOSD activities in Europe and strengthen innovation in areas such as aspect-oriented analysis and design, formal methods, languages and applications of AOSD techniques in ambient computing. Integrantes: Eduardo Magno Lages Figueiredo
Coordenação de Grandes Grupos de Robôs
O objetivo deste projeto consistiu em estudar, desenvolver e avaliar algoritmos para a coordenação de grandes grupos de robôs, normalmente chamados de enxames de robôs ou swarms. Como mencionado no projeto, embora a coordenação de pequenos grupos de robôs tenha sido razoavelmente estudada na literatura nos últimos anos, a coordenação
Visão Subaquática
A maior parte dos algoritmos e metodologias em visão computacional assumem que a interferência causada pelo meio onde se propaga a luz pode ser desprezada no processo de formação da imagem. Entretanto, há um grande número de situações onde o meio influencia de forma dramática a aquisição das imagens, tornando
A Engenharia Semiótica para o domínio educacional – Uma pesquisa a partir da avaliação de interfaces de ambientes educacionais
Algumas teorias, métodos e técnicas já estão bem consolidados para a área de Interação Humano-Computador (IHC) (Preece et al. 2002). No entanto, alguns domínios têm especificidades que podem tornar necessária a adaptação ou mesmo a revisão destes métodos e técnicas e apresentam novos desafios para o design e avaliação de
Técnicas Avançadas de Aprendizado de Maquina para o Tratamento de Informacao na Web
Os principais objetivos e metas a serem alcançados nesse projeto incluem: 1) Desenvolvimento de novas técnicas baseadas em aprendizado para a recomendação personalizada de tags 2) Desenvolvimento de novas técnicas baseadas em aprendizado para a recomendação de tags que explorem a similaridade de conteúdo em objetos multimídia na Web 2.0
Computação de alto desempenho na modelagem e predição de função enzimática com base em dados estruturais
A crescente disponibilidade de dados provenientes de projetos de sequenciamento e latente limitação das técnicas de anotação clássicas baseadas puramente na homologia de sequência, somadas a inúmeras iniciativas de genômica estrutural e ao aperfeiçoamento dos métodos de modelagem por homologia, tornam o desenvolvimento de técnicas baseadas em estrutura para predição
