Bacharelado em Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da UFMG é estruturado de forma a proporcionar aos estudantes uma sólida base teórica e prática nos fundamentos da Ciência da Computação. Em um contexto de rápidas mudanças tecnológicas, o curso é fundado com objetivo de oferecer aos discentes uma compreensão profunda dos princípios que fundamentam a computação, preparando-os para enfrentar desafios complexos e para se adaptarem às novas tecnologias.

É possível efetuar estágios ao longo do curso e participar de projetos de extensão entre a UFMG e empresas e indústrias de vários setores. Além disso, o curso destaca-se pela ênfase na pesquisa científica. Os alunos são incentivados a participar de projetos de pesquisa desde os estágios iniciais do curso, proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas e contribuir para a produção de novos conhecimentos na área, levando a uma preparação sólida para quem desejar seguir para a pós-graduação.

Em resumo, o curso de Ciência da Computação da UFMG destaca-se por sua abordagem abrangente, com foco em sólida base teórica e com a oportunidade de participação ativa em pesquisas científicas e a preparação para estudos avançados.

Diagrama de Interseção do Bacharelado em Ciência da Computação com os demais cursos ofertados pelo DCC

Antes de detalharmos os conteúdos específicos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e o que ele tem em comum com outros cursos afins, é importante ressaltar que todos os cursos de Computação na UFMG possuem uma sólida base em algoritmos, programação, lógica e teoria da computação, bancos de dados, sistemas computacionais (hardware e software), e engenharia de software, além de matemática (cálculo, álgebra e combinatória).

O curso abrange disciplinas básicas que abordam práticas de programação, projeto e análise algoritmos e estruturas de dados, lógica, combinatória e teoria da computação, assim como conhecimentos básicos e aplicados de álgebra linear e cálculo. No seu percurso profissional, o curso oferece disciplinas em temas centrais da ciência da computação, como por exemplo sistemas operacionais, linguagens de programação, redes de computadores, computação paralela, e vários temas e subtemas dentro do âmbito da inteligência artificial.

Finalmente, é importante ressaltar que, à semelhança dos demais cursos de Computação na UFMG, é possível ao aluno do Bacharelado em Ciência da Computação se aprofundar em diversas áreas através de disciplinas optativas, como Bioinformática, Cibersegurança, Jogos Digitais, Sistemas de Apoio à Decisão, Computação Social e Aprendizado de Máquina, entre outras.

COLEGIADO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Coordenador : Prof. Thiago Ferreira de Noronha