Primeira turma em 2024
Turno de funcionamento: DIURNO
Tempo padrão de integralização em semestres: mínimo: 9; máximo: 14.
Sobre transferência e reopção de curso, como o curso será implantado em 2024, não existem vagas remanescentes.
O processo de transferência, reopção e reingresso é feito pelo DRCA
Formas de Ingresso
A seleção para as vagas do curso ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do ingresso via Enem, é possível ingressar no curso via transferência, obtenção de novo título ou reopção. Tais modalidades de ingresso são previstas no Regulamento da UFMG, no capítulo Processos Seletivos.
Objetivos
O objetivo do Bacharelado em Ciência de Dados (BCD) é o de formar profissionais capazes de compreender o funcionamento dos processos de coleta, gerenciamento e análise eficientes de dados em larga escala, em diferentes formatos e de fontes heterogêneas. Referente aos dados, deve estar apto a definir e executar procedimentos de gestão e uso, desenvolver estratégias para formular e testar hipóteses, interpretar e extrair conhecimentos úteis e significativos, desenvolver e validar algoritmos para analisá-los, interagir com profissionais de outras áreas de conhecimento e trabalhar de forma ética e colaborativa.
O curso é caracterizado pela excelência acadêmica, tendo sempre em vista as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. O perfil do egresso, como descrito mais adiante, é esculpido durante o curso por meio de disciplinas nas áreas científicas e técnicas, mas também em áreas fundamentais como as que lidam com relações interpessoais. Em particular, além da excelência técnica, é objetivo do curso que o egresso tenha capacidade de dialogar com a sociedade e contribuir, na sua esfera de atuação, para redimensioná-la. Não se trata, portanto, de um curso de conteúdo exclusivamente técnico, e sim um curso que objetiva dar ao aluno uma formação mais abrangente, incluindo aspectos de relações humanas, além de incorporar uma dimensão política e social dessa área do conhecimento.
O Bacharel em Ciência de Dados deve ter a capacidade de atuar em várias áreas, grande parte delas de forma ética e colaborativa, com profissionais de outras áreas do conhecimento, que entendam o significado dos dados analisados e possam validar os resultados obtidos. Assim, os Bacharéis em Ciência de Dados estarão qualificados para analisar dados de áreas tão diversas como administração, agronomia, ciências florestais, ciências sociais, economia, engenharia, geografia, história, medicina e veterinária, para citar algumas.
O BCD, objeto do presente projeto, pretende contribuir para suprir as carências da sociedade por profissionais de computação e estatística qualificados para atuar no mercado, fazendo com que a UFMG continue ocupando esse espaço e mantenha a sua tradição de renovação e divulgação do conhecimento por intermédio dos profissionais que forma.
Identificação das Demandas Profissionais e Sociais
A quantidade e complexidade de dados gerados por seres humanos e máquinas aumentam a uma velocidade crescente. Esses dados contêm informações relevantes que podem resultar em avanços não apenas em outras áreas do conhecimento, mas também na oferta de melhores serviços públicos, desenvolvimento social, crescimento econômico e aumento da oferta de empregos. Os empregos gerados podem reduzir riscos não só para os seres humanos, mas também para todo o planeta, facilitando a preservação e recuperação do meio ambiente. Para que isso ocorra, é importante a formação de recursos humanos em toda a cadeia de análise de dados com sólido conhecimento nas áreas de Computação, Estatística e Matemática. Esta boa formação possibilitará o desenvolvimento de ferramentas computacionais capazes de explorar de uma forma competente e eficiente os dados gerados e apoiar o processo de tomada de decisão nos eixos academia, governo e empresas.
Perfil do Profissional Egresso
O curso de Bacharelado em Ciência de Dados visa a formação de profissionais capazes de “pensar com dados”, com competência teórica, técnica, e metodológica, e experiência prática para lidar com as mais variadas situações e domínios de aplicação. Em linhas gerais, o egresso deve ser capaz de (i) entender, formular e refinar as questões apropriadas; (ii) obter, modelar e explorar os dados relacionados; (iii) processar os dados e realizar as análises necessárias; (iv) obter e comunicar o conhecimento relevante; (v) apoiar o desenvolvimento e implantação de soluções com base nos resultados atingidos; e (vi) entender e atender aspectos éticos e sociais relacionados à sua atuação. Para isso, deve apresentar as seguintes habilidades e competências:
- Ter sólida formação nas áreas de Computação, Matemática e Estatística, que permita a aplicação de conceitos dessas áreas em tarefas de Ciência de Dados.
- Utilizar efetivamente técnicas computacionais, matemáticas e estatísticas para, de forma analítica, avaliar a factibilidade e, quando factível, extrair conhecimento dos dados disponíveis, que permita realizar descobertas em diferentes domínios de aplicação, de forma a apoiar o processo de tomada de decisão.
- Empregar os princípios de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para pesquisar, projetar, implementar e avaliar novas abordagens e técnicas para construção de ferramentas de análise de dados.
- Ser capaz de realizar experimentos utilizando diferentes infra estruturas, que apoiem a gestão e o manuseio eficiente de dados, estruturados e não estruturados, durante o ciclo de vida dos dados.
- Definir e implementar estratégias de gestão de dados para curadoria, coleta, integração, armazenamento, visualização, preservação e disponibilização destes para futuro processamento.
- Gerenciar projetos interdisciplinares que incluam as diversas etapas do ciclo de vida dos dados.
- Identificar novos desafios, necessidades, oportunidades de negócios e desenvolver soluções inovadoras.
- Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos que levem em consideração questões ambientais, éticas, sociais, legais e econômicas;
- Trabalhar de forma individual e colaborativa, com profissionais da mesma área ou de diferentes áreas.
- Seguir os princípios de uma Ciência de Dados justa, transparente, sem viés e respeitando a privacidade, atendendo aos requisitos da legislação de proteção aos dados em vigor.
- Ter uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento da área.
- Atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas ambientais, sociais e econômicas da região onde atua, do Brasil e do mundo.
- Utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar.
- Conseguir atuar em um mundo globalizado do trabalho, buscando o domínio de idiomas estrangeiros, em particular o idioma inglês.
Para atender essas habilidades e competências ao longo do curso, o egresso deverá passar por várias experiências de uso do conhecimento adquirido em múltiplos contextos organizacionais e sociais.
Com uma formação sólida, o profissional formado no curso está apto a trabalhar em empresas de setores diversos, em órgãos públicos e do terceiro setor, além de IES e em institutos de pesquisa.
Percursos Curriculares
Núcleo Específico (NE): A formação específica em Ciência de Dados pode ser dividida em três áreas: formação básica, formação tecnológica e formação humanística.
Núcleo Complementar (NC): De acordo com as diretrizes curriculares, as atividades acadêmicas do núcleo complementar na formação do profissional de Ciência de Dados devem cobrir preferencialmente áreas da ciência comportamental, ciência da decisão, sociologia, economia, contabilidade e teoria geral dos sistemas, de tal forma que os egressos do curso possam compreender com profundidade tomada de decisão baseada em dados e modelos.
Núcleo Avançado (NA): Como atividades acadêmicas curriculares do núcleo avançado em Ciência de Dados, o estudante poderá cursar disciplinas dos programas de pós-graduação em Ciência da Computação ou Estatística. Ao aluno é facultado cursar disciplinas de outros programas de pós-graduação, desde que aprovadas pelo colegiado. Já existem pós-graduações bem estabelecidas nas duas áreas fundamentais do curso (Ciência da Computação e Estatística). Ao colegiado dos diferentes programas de pós-graduação é facultada a possibilidade de aprovar créditos de alunos aceitos no programa que tenham cursado disciplinas de formação avançada.
Núcleo Geral (NG): No contexto das diretrizes curriculares, a formação livre pode contribuir tanto para a formação humanística do egresso como em ampliar a sua formação complementar, além de permitir a obtenção de habilidades e competências em outras áreas.

