Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Ambientes de Computação Móvel
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar o desenvolvimento de sistemas de objetos distribuídos incorporando abstrações adequadas a programação em ambinetes de computação móvel. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariza Andrade da Silva Bigonha – Integrante / Vladimir Oliveira Di
TriCOt
TEsse projeto propõe a especificação de um Sistema de Disseminação de Conteúdo Inteligente. Especificamente, propõe-se que sejam adicionadas técnicas de inteligência artificial a um sistema de disseminação de conteúdo XML. Desse modo, este projeto se encaixa no futuro do estado-da-arte desse tipo de sistema. Para alcançar o objetivo principal do
Serviços de Disseminação de Conteúdo com Independência de Esquema
Este é o projeto da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ). Seus objetivos estão definidos na descrição de outros projetos, como por exemplo ReDisseR, Chasque e TriCOt. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mirella Moura Moro – Coordenador. Número de
Apoio Técnico a Pesquisa em Visão Computacional e Robótica
O Laboratório de Robótica e Visão Computacional (VeRLab) do DCC/UFMG tem desenvolvido diversos projetos de pesquisa com o apoio do CNPq e Fapemig. Entre eles, podem-se mencionar projetos na área de cooperação entre múltiplos robôs, planejamento e controle de trajetórias para enxames de robôs, reconstrução de ambientes tridimensionais, entre outros.
PerFeiÇão: Perfil Feminino em Computação
O objetivo geral desse projeto é dividido em duas partes complementares: primeiro, traçar um perfil das mulheres da área de Computação, e partir de tal perfil, trabalhar para atrair meninas para a área e reter as que já se encontram na Computação. Os objetivos específicos em três etapas são: 1)
Modelos e Algoritmos para análise de Redes biológicas
A crescente geração de dados nos Projetos Genoma e em outras iniciativas que estão gerando dados em escalas nunca antes experimentadas, juntamente com a necessidade de se produzir informação a partir dessa enorme massa de dados, vêm demandando o desenvolvimento de novos modelos e algoritmos. Essa perspectiva de aquisição de
Metáforas e tecnologias para visualização de dados biológicos
O objetivo deste projeto é o estudo e o desenvolvimento de metáforas e tecnologias de visualização capazes de representar o volume e a alta dimensionalidade de dados de Bioinformática, evidenciando os padrões neles presentes e sua evolução, facilitando a compreensão da informação apresentada. Integrantes: Raquel Cardoso de Melo Minardi –
Algoritmos e Otimização em Redes de Telecomunicações
Este projeto se concentra em grandes áreas como Otimização Combinatória e Algoritmos aplicadas em Redes de Telecomunicação. O objetivo é propor modelos e algoritmos aplicáveis em problemas reais, explorando temas específicos como localização de facilidades, topologia, dimensionamento, roteamento, mobilidade. Terão destaque os problemas relacionados ao planejamento e projeto de redes,
Métodos bio-inspirados para aprendizado semi-supervisionado
O principal objetivo desse projeto é projetar e desenvolver novos métodos bio-inspirados para resolver problemas de aprendizado utilizando uma abordagem de classificação semi-supervisionada, com o foco em algoritmos de programação genética e colônias de formigas. Integrantes: Gisele Lobo Pappa – Coordenador / Renato Antonio Celso Ferreira – Integrante