Medindo e Modelando Humor Expresso em Opiniões Públicas em Microblogs


Redes sociais online têm atraído milhões de usuários e é atualmente a atividade online mais popular na Internet. Em particular, o Twitter vem constantemente crescendo como um importante sistema onde usuários discutem sobre tudo, expressando opiniões, visão política, orientação sexual e até mesmo conceitos vagos como humor e felicidade. Devido à imensa popularidade e à grande quantidade de informação compartilhada nesses sistemas, várias aplicações têm surgido na tentativa de extrair opiniões e até mesmo sentimento público. Entretanto, vários métodos propostos na literatura jamais foram avaliados no contexto do Twitter ou até mesmo de aplicações Web. Pouco se sabe sobre as limitações, vantagens e desvantagens de várias abordagens que vem sendo utilizadas recentemente. Este projeto visa investigar os desafios e estratégias para a medição e modelagem de humor público expressos em mensagens públicas no Twitter. Para isso, pretendemos investigar os diferentes métodos existentes para medição de sentimentos de populações e identificar limitações, vantagens e desvantagens de cada método.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .