Alberto Laender é o novo professor emérito do DCC/UFMG

Por iniciativa do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Marcos André Gonçalves, apoio expressivo do departamento e cartas de recomendação de renomados colegas e professores, entre eles Nívio Ziviani – professor emérito do DCC/UFMG; Ricardo Baeza-Yates – diretor de pesquisa do Institute for Experiential AI da Northeastern University;  Marco Antonio Casanova – professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio; e Cláudia M. Bauzer Medeiros – professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, nesta quarta-feira, 30, a indicação do professor Alberto Henrique Frade Laender foi aceita pela Congregação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) para professor emérito do DCC/UFMG. Segundo a chefe do departamento, Raquel Prates, esta foi uma maneira de formalizar o reconhecimento por todas as contribuições que Laender já deu ao DCC e à pesquisa nacional e internacional. “Ficamos muito orgulhosos com a aprovação do Laender como professor emérito. Conseguimos, assim, formalizar nosso reconhecimento e agradecimento a toda a sua contribuição para consolidação do DCC como departamento de excelência, à UFMG e à Ciência da Computação, em especial na área de Bancos de Dados”, afirmou.

Segundo o professor Marcos André, foi difícil manter o processo em sigilo para que Laender não desconfiasse. ‘Fizemos tudo com muito sigilo para evitar que Alberto desconfiasse do processo. Tivemos grande apoio da chefia, dos funcionários, dos já professores eméritos do DCC e colegas internos e externos, todos com muito afinco para que a indicação se tornasse realidade. Isso tudo só demonstra a importância do Alberto para o DCC, para UFMG e para Computação no Brasil”, disse. Realmente pego de surpresa com a notícia, Laender agradeceu a todos pela indicação e apoio. “Recebi a gentil mensagem da Raquel Prates com muita surpresa e alegria. O DCC me acolheu desde a sua criação, quando eu ainda era professor colaborador (auxiliar de ensino). São quase 50 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão, de modo que me senti muito honrado com essa distinção. Gostaria de agradecer imensamente àqueles colegas que se envolveram na indicação do meu nome e, também, a todos aqueles que sempre me apoiaram e com os quais tive a oportunidade de trabalhar em conjunto. Também gostaria de agradecer aos nossos funcionários, que de forma sempre prestativa me atenderam ao longo da minha carreira”, falou emocionado.

Em sua carta de recomendação, Nivio Ziviani garantiu que as contribuições realizadas por Laender endossam sua indicação ao título. “As contribuições do professor Laender nos últimos 40 anos e o impacto dessas contribuições no Brasil e no exterior, tanto na pesquisa científica e na formação de recursos humanos de excelente qualidade, quanto na participação da criação de empreendimentos inovadores a partir de conhecimento gerado dentro do DCC/UFMG, nos dá segurança para afirmar que o Laender é merecedor do Título de Professor Emérito da UFMG”, garantiu. Já a professora Claudia Medeiros, afirmou ser um prazer e uma honra apoiar a indicação de Laender para o título. “Agradeço a oportunidade de testemunhar e reconhecer publicamente algumas das várias facetas de um colega muito gentil, dedicado, trabalhador, e pesquisador renomado. Em todas as atividades, preocupa-se em reconhecer os colegas e alunos, e, principalmente, valorizar o DCC-UFMG como centro de excelência. Nada mais justo que agora o DCC lhe conceda o título de professor emérito, reconhecendo a excelência acadêmica de Laender, com reputação nacional e internacional. Desde 1986, por interesses comuns de ensino e pesquisa, temos mantido contato constante, com convites mútuos para bancas, palestras e redação de artigos e trabalhos conjuntos. Coorientei dois de seus alunos de mestrado/doutorado, o que me permitiu observar de perto seu trabalho meticuloso de orientação e a preocupação com a qualidade na formação de alunos”, declarou.