Professor Emérito do DCC, Ivan Campos, entra para o Hall da Fama da Internet

O Internet Hall of Fame anunciou, na última semana de setembro, a sétima turma de homenageados desde que o prêmio foi fundado, há 11 anos atrás. Fundado em 2012, o Internet Hall of Fame é um programa de premiação contínuo estabelecido pela Internet Society para reconhecer um grupo distinto e seleto de líderes e luminares que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento e avanço da Internet aberta global.

Este ano, foram homenageados personalidades que ajudaram a expandir o alcance da Internet, reforçaram a sua segurança e aumentaram a acessibilidade ao público e às comunidades com poucos recursos, em particular. Entre os agraciados desta edição, está o professor emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Ivan Moura Campos, sendo os demais Índia, Costa Rica, Austrália e Estados Unidos

O Hall da Fama da Internet reconhece indivíduos em todo o mundo que desempenharam um papel extraordinário na conceituação, construção e desenvolvimento da Internet global, incluindo aqueles que fizeram contribuições cruciais nos bastidores.

As contribuições da última turma de homenageados incluem: a criação de protocolos que permitiram a transferência eficaz e segura de dados pela Internet; o desenvolvimento de infraestruturas comerciais de Internet que possam fornecer serviços de Internet ao público em geral; a rede de países da América Central, da América Latina e do Caribe; e o avanço da inclusão digital entre comunidades carentes.

Professor Ivan Campos
Influenciou o desenvolvimento da Internet no Brasil e permitiu que muitos outros países adotassem suas abordagens.

Ao ocupar cargos de liderança na Internet em organizações acadêmicas, governamentais, empresariais e não-governamentais, Ivan Moura Campos influenciou significativamente o desenvolvimento da Internet no Brasil e permitiu que muitos outros países adotassem suas abordagens.

Campos iniciou sua carreira com graduação em instituições de seu país natal, o Brasil, e doutorado em ciência da computação pela UCLA. Sua experiência e funções docentes na Universidade Federal de Minas Gerais levaram a cargos administrativos, inclusive, em 1987, como diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa da universidade, que ajuda pesquisadores a buscar financiamentos e administrar os recursos que recebem. Este trabalho deu a Campos uma visão mais aprofundada das necessidades de rede dos acadêmicos e expandiu sua compreensão tanto da tecnologia quanto dos negócios.

O momento em que Campos fez história na Internet foi um ponto de inflexão crítico no desenvolvimento da Internet, quando a rede, em grande parte governamental e acadêmica, precisava de evoluir para um recurso comercial global. Campos tinha um forte entendimento de como a Internet poderia servir as pessoas e queria estabelecer um modelo que ajudasse a Internet a crescer em tamanho, complexidade e largura de banda para fazer exatamente isso. Numa reunião crucial do Comité Coordenador para Redes de Investigação Intercontinental em 1996, ele apresentou o que hoje é chamado de “Espiral de Campos”, um modelo de parcerias sobrepostas que ajudaria a facilitar este crescimento. Isto deu à National Science Foundation e à comunidade de redes a base necessária para obter financiamento para dar vida ao modelo.

O financiamento foi um desafio para a criação de uma Internet comercial viável. Outra foi a falta de concorrência nos serviços de telecomunicações causada por monopólios estatais de telecomunicações, como os do Brasil na época. Como Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais de 1997 a 1998, e depois Secretário de Tecnologia da Informação do Brasil de 1993 a 1997, Campos facilitou políticas que contornaram legalmente a organização estatal brasileira de telecomunicações e permitiram um mercado competitivo para serviços privados de Internet. Provedores a desenvolver. Como resultado, milhares de novos negócios brasileiros baseados na Internet foram criados à medida que o país aumentava rapidamente o uso da Internet e do e-mail.

Nesses primórdios da Internet, Campos lançou uma iniciativa que criou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que registra domínios sob .br. Ele presidiu este comitê no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Campos entendeu que para melhor atender às necessidades de qualquer organização ou pessoa que utilizasse a Internet, o CGI.br exigiria uma estrutura deliberadamente cooperativa. O modelo multissetorial que desenvolveu no Brasil serviu de exemplo para a América Latina e, posteriormente, para organizações de todo o mundo.

Em 2000, como resultado de sua liderança inovadora na expansão da Internet, Campos foi eleito para o conselho da ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), onde logo sugeriu uma nova estrutura de despesas compartilhadas para ajudar a aliviar as tensões entre a ICANN e seus círculos eleitorais. Posteriormente, ele foi nomeado presidente do comitê de finanças.

Campos cofundou duas empresas de Internet de sucesso, Akwan Information Technologies e Hekima.

Informações do site https://www.internethalloffame.org/