Chefia do DCC apresenta novos professores do departamento aos colegas docentes

Os chefes do Departamento de Ciência da Computação, professores Luiz Chaimowicz (chefe) e Raquel Oliveira Prates (subchefe), apresentaram oficialmente aos demais docentes do departamento, nesta sexta-feira, 28, os professores Guilherme de Castro Mendes Gomes e Márcio Costa Santos. O objetivo do encontro foi difundir as trajetórias e linhas de pesquisa de interesse aos colegas. Aprovados em concurso recente, Guilherme e Márcio iniciaram as atividades no início do semestre.

A pesquisa apresentada por Guilherme, intitulada “Algoritmos e Complexidade Parametrizada para problemas em grafos”, tem por objetivo desenvolver e analisar algoritmos exatos e parametrizados para problemas em grafos, com ênfase em problemas de coloração e técnicas de kernelização. Já Márcio, apresentou a pesquisa “Problema de alocação de pontos de checagem no contexto da pandemia de COVID-19”, que tem por objetivo otimizar o reconhecimento de pessoas infectadas e limitar a disseminação do vírus.

Guilherme Gomes possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é doutor em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES), no PPGCC/UFMG. Atua nos temas de algoritmos exatos e parametrizados para problemas em grafos. Participou da Maratona de Programação como competidor e técnico e, também, juiz-chefe da Maratona Mineira de Programação.

Já Márcio Santos possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado pela Universidade de Tecnologia de Compiègne. Já foi pesquisador na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Livre de Bruxelas e professor adjunto na UFC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em otimização, otimização robusta, otimização combinatória e complexidade computacional. As áreas de interesse englobam: teoria dos grafos, teoria poliédrica, teoria da complexidade, otimização combinatória e robusta. Atualmente trabalha com b-coloração de grafos e métodos combinatórios para problemas robustos.

Saiba mais sobre os professores Guilherme Gomes e Márcio Santos em suas páginas neste site.