Ex-aluno e professores do DCC ganham Prêmio Capes de Tese 2023 e concorrem ao Grande Prêmio

Após a fase de prazos de recursos, a CAPES confirmou, nesta semana, o Prêmio CAPES de Tese 2023 para o ex-aluno do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, Hector Ignacio Azpurua Perez Imaz, orientado pelos professores do Departamento de Ciência da Computação, Douglas Guimarães Macharet e Mario Fernando Montenegro Campos. A tese na área de Ciência da computação, intitulada “Terrain-aware autonomous exploration of unstructured confined spaces”, concorreu com 1.469 trabalhos. Segundo a organização, essa edição teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.

Na relação estão as 49 teses premiadas na primeira etapa, uma por área do conhecimento. Dessas, três irão receber o Grande Prêmio CAPES de Tese – um por cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que será divulgado no Diário Oficial da União em novembro. A solenidade de entrega do Prêmio CAPES de Tese ocorre em dezembro.

Ainda segundo os organizadores, os autores dos trabalhos selecionados receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificados que também serão oferecidos aos coorientadores e aos programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

Conforme o professor Douglas, a conquista desse prestigioso prêmio representa um marco significativo na trajetória acadêmica de um pesquisador. “Além de atestar a qualidade do trabalho desenvolvido, o prêmio da CAPES valida de maneira contundente o impacto da pesquisa tanto no âmbito acadêmico quanto na sociedade em geral. Essa realização enfatiza a excelência do ensino e da pesquisa realizados pelo PPGCC, mostrando a habilidade da instituição em formar profissionais inovadores que contribuem para o avanço do conhecimento. Por último, ele serve como motivação para estudantes e pesquisadores, inspirando-os a perseguir a excelência e a relevância em suas investigações”, afirmou.

A tese agora está concorrendo ao Grande Prêmio, que terá como premiação uma bolsa para estágio pós-doutoral em uma instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber uma premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao Programa.

Além disso, instituições parceiras oferecerão prêmios adicionais. A Fundação Carlos Chagas dará R$25 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$10 mil, duas em cada uma dessas áreas. Do mesmo modo, a Dimensions Sciences vai premiar com US$2 mil uma autora na área de Biotecnologia cujo trabalho tenha relação com inovação e empreendedorismo. A 19ª edição também marca o retorno do Instituto Serrapilheira, que distribuirá dois prêmios de R$20 mil, um para o trabalho vencedor do Grande Prêmio do Colégio de Ciências da Vida e outro para o de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Segundo Héctor, ter sido nomeado pela CAPES como autor da melhor tese de doutorado em Ciências da Computação é uma grande honra. “Nunca poderia ter alcançado isso sem o apoio incrível dos meus orientadores, colegas e amigos, e claro, do DCC. Essa conquista tem um valor especial para mim, e certifica a qualidade do trabalho de investigação realizado na UFMG. Estou imensamente grato pela oportunidade de ter sido parte do PPGCC e espero continuar aprendendo e crescendo como pesquisador, sempre buscando maneiras de impactar positivamente não só na parte técnica e científica, mas também à sociedade. Ainda estamos aguardando o resultado do grande prêmio CAPES. Embora todas as teses participantes desta última etapa são de altíssima qualidade e o prêmio seja muito concorrido, temos a esperança de seguir colocando o nome do DCC e da UFMG em alto. Seja qual for o resultado final, a tese ganhadora será motivo de orgulho para a ciência no Brasil”, afirmou.

Fonte: Notícias CAPES