Virgilio Almeida, do DCC, vence Prêmio FCW de Ciência 2023

Professor emérito da UFMG e especialista em inteligência artificial foi escolhido por júri de notáveis

O professor emérito da UFMG Virgilio Almeida, um dos principais especialistas do país em inteligência artificial, é o vencedor do Prêmio FCW de Ciência em 2023. Concedido anualmente pela Fundação Conrado Wessel, o prêmio reconhece, nesta edição, o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), pesquisador de excelência na área. A premiação, no valor de R$ 400 mil, será entregue em cerimônia em outubro, em São Paulo.

“Sinto-me profundamente honrado por ter sido escolhido para o Prêmio FCW, que marca a primeira vez que é atribuído à Ciência da Computação. O prêmio representa uma valorização da pesquisa nessa área dinâmica que conta com uma comunidade de pesquisadores brilhantes. Espero que a concessão do prêmio ajude a atrair talentos para um campo de extrema importância para o futuro do Brasil”, afirmou o professor.  

A escolha de Virgilio Almeida foi anunciada nesta segunda-feira, 21 de agosto, pela Comissão Julgadora, presidida por Helena Nader (professora emérita da Escola Paulista de Medicina e presidente da ABC) e formada por Avelino Zorzo (coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da Capes/MEC), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep), Demi Getschko (diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br), Fabio Cozman (diretor do Center for Artificial Intelligence – C4AI), Jacques Wainer (professor do Instituto de Computação da Unicamp), Marcio de Castro Silva Filho (diretor científico da Fapesp), Ricardo Galvão (presidente do CNPq) e o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

“O Prêmio FCW de Ciência é um dos maiores e mais tradicionais prêmios científicos no Brasil”, disse Nader, que destacou a decisão de reconhecer, neste ano, um pesquisador em Ciência da Computação, “área extremamente importante e na qual o Brasil tem tido posição de destaque”. 

Dedicação a uma questão fundamental
Carlos Vogt, diretor presidente da Fundação Conrado Wessel, cumprimentou o júri pela escolha. “Virgilio Almeida é nome reconhecido nas Ciências da Computação e um pesquisador que tem se dedicado nos últimos anos a uma questão fundamental de nosso tempo, que é a inteligência artificial. É titular da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde se tem pensado nos impactos futuros da computação, e é também um poeta”, afirmou. 

O Prêmio FCW de Ciência é concedido desde 2002 a uma personalidade de destaque com trabalho de reconhecido valor para o desenvolvimento científico ou tecnológico no país. Virgilio Almeida foi um dos entrevistados na primeira edição da revista FCW Cultura Científica, com o tema Chatbots e Inteligência Artificial. A entrevista pode ser lida no site da FCW. O professor do DCC também ministrou a aula magna de abertura do segundo semestre letivo na UFMG na qual tratou das oportunidades e desafios da inteligência artificial a uma plateia de calouros que lotou quatro auditórios do CAD1.

Com informações da Fundação Conrado Wessel

Matéria reproduzida do site da UFMG.

Acesso rápido

Skip to content