Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos

Semântica Multidimensional de Linguagens de Programação.

O objetivo deste projeto de pesquisa é aperfeiçoar as técnicas de definição da semântica denotacional de linguagens de programação, oferecendo meio apropriados para tratamento dos elementos inerentes às linguagens de grande porte e que ainda são impedimentos à escrita de definições modulares. Como resultado, espera-se desenvolver uma nova metodologia de

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Redes de Sensores sem Fio e Computação Ubíqua

Este é um projeto de natureza complementar, envolvendo as áreas de redes de sensores sem fio (RSSFs) e computação ubíqua (Ubicomp). As RSSFs têm como objetivo monitorar, instrumentar e, possivelmente, controlar o mundo físico. Por outro lado a computação ubíqua tem como objetivo embutir a computação no ambiente e em

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Profiling And Specialization For Locality

O objetivo deste projeto é desenvolver técnicas que suportem a paralelização automática de programas. Entre tais técnicas citam-se análises estáticas de programas, e instrumentação de código binário. Este projeto é uma cooperação entre instituições brasileiras (UFMG e CEFET-MG) e o INRIA francês

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Algoritmos, Otimização e Aplicações

O contexto deste projeto de pesquisa envolve algoritmos de otimização explorados em problemas clássicos de Combinatória, mas com grande potencial de aplicação a problemas reais, mas também a três temas de aplicação amarrados a outras linhas clássicas da computação: Engenharia de Software, Robótica, Visão Computacional e Jogos, e Redes de

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Plataforma Virtualizada em Roteadores Domésticos para Monitoramento, Análise, Localização e Tratamento de Eventos e Rede

Neste projeto desenvolveremos PUROMALTE, uma plataforma virtualizada em roteadores de acesso para monitoramento de redes. Usaremos PUROMALTE para monitorar e entender o desempenho observado por clientes de banda larga, bem como desenvolver e avaliar novas tecnologias para localizar e tratar problemas de desempenho em redes. Novas tecnologias desenvolvidas com PUROMALTE

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Um Jogo de Apoio ao Ensino de Engenharia de Software

Este projeto propõe a adaptação de jogos educacionais existentes para refletir práticas mais modernas de produção de software e para considerar aspectos intrínsecos do desenvolvimento de software no Brasil. O objetivo geral é tornar o ensino de Engenharia de Software mais atrativo aos alunos, apresentando conceitos práticos importantes de uma

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