Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Semântica Multidimensional de Linguagens de Programação.
O objetivo deste projeto de pesquisa é aperfeiçoar as técnicas de definição da semântica denotacional de linguagens de programação, oferecendo meio apropriados para tratamento dos elementos inerentes às linguagens de grande porte e que ainda são impedimentos à escrita de definições modulares. Como resultado, espera-se desenvolver uma nova metodologia de
Redes de Sensores sem Fio e Computação Ubíqua
Este é um projeto de natureza complementar, envolvendo as áreas de redes de sensores sem fio (RSSFs) e computação ubíqua (Ubicomp). As RSSFs têm como objetivo monitorar, instrumentar e, possivelmente, controlar o mundo físico. Por outro lado a computação ubíqua tem como objetivo embutir a computação no ambiente e em
Distribuição de Vídeo em Larga Escala sobre Redes Giga, com Aplicações a Educação
Os grandes objetivos deste projeto são: projeto, implementação e experimentação com um sistema de distribuição de mídia contínua em larga escala em redes de alta velocidade (redes giga) – implementação de um ambiente de vídeo-conferência entre os participantes do projeto . Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) /
Geração de Código: Alocação de Registradores baseada em Crescimento de Domínios Ativos
Este projeto de pesquisa se propõe a estudar e implementar uma nova heurística para alocação de registradores usando uma técnica denominada Crescimento de Domínio Ativo (Live Range Growth). Esta técnica foi proposta para se resolver o problema de alocação de referências a vetores em registradores de endereçamento, dentro de laços
Profiling And Specialization For Locality
O objetivo deste projeto é desenvolver técnicas que suportem a paralelização automática de programas. Entre tais técnicas citam-se análises estáticas de programas, e instrumentação de código binário. Este projeto é uma cooperação entre instituições brasileiras (UFMG e CEFET-MG) e o INRIA francês
Algoritmos, Otimização e Aplicações
O contexto deste projeto de pesquisa envolve algoritmos de otimização explorados em problemas clássicos de Combinatória, mas com grande potencial de aplicação a problemas reais, mas também a três temas de aplicação amarrados a outras linhas clássicas da computação: Engenharia de Software, Robótica, Visão Computacional e Jogos, e Redes de
Plataforma Virtualizada em Roteadores Domésticos para Monitoramento, Análise, Localização e Tratamento de Eventos e Rede
Neste projeto desenvolveremos PUROMALTE, uma plataforma virtualizada em roteadores de acesso para monitoramento de redes. Usaremos PUROMALTE para monitorar e entender o desempenho observado por clientes de banda larga, bem como desenvolver e avaliar novas tecnologias para localizar e tratar problemas de desempenho em redes. Novas tecnologias desenvolvidas com PUROMALTE
Sistema de Vigilância Espaço-Temporal para Detecção de Clusters Emergentes
Nosso objetivo nesse projeto de pesquisa e estudar o desempenho de sistemas de vigilancia espaco-temporal, em particular, aquele proposto por Assuncao e Correa (2009). Nossa preocupacao era estudar as propriedades do metodo, propor uma nova estatistica de teste baseada na correcao Rn – n e considerar formas de incorporar mais
Um Jogo de Apoio ao Ensino de Engenharia de Software
Este projeto propõe a adaptação de jogos educacionais existentes para refletir práticas mais modernas de produção de software e para considerar aspectos intrínsecos do desenvolvimento de software no Brasil. O objetivo geral é tornar o ensino de Engenharia de Software mais atrativo aos alunos, apresentando conceitos práticos importantes de uma
