Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Coordenação de Agentes em Robótica e Jogos
O objetivo principal do projeto é investigar, desenvolver e avaliar algoritmos para a coordenação e controle de agentes inteligentes em robótica e jogos digitais. No contexto da robótica, o projeto dá continuidade aos trabalhos de coordenação de grandes grupos de agentes realizados pelo pesquisador, focando em algoritmos que sejam escaláveis
Arquitetura, Protocolos, Gerenciamento e Aplicações em Redes de Sensores Sem Fio
SensorNet foi um projeto de 30 meses de duração para pesquisa e desenvolvimento tecnológico em redes de sensores sem fio, executado em parceria entre as universidades federais de Minas Gerais e de Pernambuco, iniciado em janeiro de 2003. Objetiva principalmente o domínio e o desenvolvimento de novas tecnologias em redes
Robótica e Visão: Modelos, Algoritmos e Aplicações
Serão foco de inversitgação no próximo quadriênio os problemas relativos à cooperação robótica de forma geral, e em particular a cooperação entre robôs (que se movem em diversos meios, como a terra e o ar), e entre robôs e seres humanos. Os problemas clássicos de localização, mapeamento e planejamento também
Redes de Vídeo Sensores sem Fio na Implementação de Armadilhas Fotográficas para Monitoração e Catalogação de Animais na Floresta Amazônica
Este projeto temo como objetivo investigar o uso de Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) e Redes de Vídeo Sensores Sem Fio (RVSSFs) no auxílio e implementação de armadilhas fotográficas (camera traps) para a monitoração e catalogação de espécies animas na floresta amazônica. Armadilhas fotográficas são máquinas com sensores de
Data Mining e Analise de Imagens PET
Esse projeto tem como objetivos pre-processar imagens de exames PET e usar tecnicas de data mining e processamento de imagens para auxiliar no prognostico de pacientes com linfoma. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Gisele Lobo Pappa – Integrante / Hugues Talbot – Coordenador / Michel Meignan – Integrante /
Pesquisa Guignard – ampliação da base de dados multimídia com sistema de busca por conteúdo
O estudo sistemático usando metodologia científica de análise de artistas brasileiros, com identificação de materiais, técnicas e pinceladas, é um procedimento já difundido em vários países, mas pouco explorado no Brasil. Neste sentido, o presente trabalho propõe dar continuidade à investigação multidisciplinar da obra do mestre Guignard (1896 – 1962)
Escalabilidade e eficiência em servidores internet paralelizados
O principal objetivo do projeto era o estudo de técnicas que viabilizem a paralelização de serviços Internet de forma escalável.. Integrantes: Dorgival Olavo Guedes Neto – Coordenador / Wagner Meira Jr. – Integrante.
I3RAMP: O impacto da interatividade em infraestruturas de redes de atendimento a grandes massas populacionais
Objetivos Propostos: a)Desenvolver um conhecimento mais sólido sobre padrões de comportamento de usuários de serviços de mídia contínua, a partir de caracterizações mais extensivas e completas de diferentes tipos de cargas de trabalho. b)Criar classes de modelos de acesso que reflitam o comportamento típico dos clientes para cada tipo de aplicação
Algoritmos, Otimização e Aplicações
O contexto deste projeto de pesquisa envolve algoritmos de otimização explorados em problemas clássicos de Combinatória, mas com grande potencial de aplicação a problemas reais, mas também a três temas de aplicação amarrados a outras linhas clássicas da computação: Engenharia de Software, Robótica, Visão Computacional e Jogos, e Redes de
