BRACIS 2023: pesquisadores discutiram aspectos teóricos e aplicações da Inteligência Artificial e Computacional

Na última semana de setembro, 25 a 29, aconteceu, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a 12ª Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS). Evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), neste ano a conferência foi organizada pelo Departamento de Ciências da Computação (DCC) da UFMG e pelo Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CI-IA Saúde), com a coordenação dos professores do DCC, Gisele Pappa e Wagner Meira Júnior. O encontro também contou com o apoio dos grupos de interesse especial em Inteligência Artificial (CEIA) e Inteligência Computacional (CEIC).

O congresso promoveu aspectos teóricos e aplicações da Inteligência Artificial e Computacional, bem como incentivou a troca de ideias científicas entre pesquisadores, profissionais, cientistas e indústria. Foram diversas palestras, simpósios e painéis, além da submissão de trabalhos de pesquisa, incluindo pesquisas significativas e inéditas sobre todos os aspectos da Inteligência Artificial (IA) ou Inteligência Computacional (CI).

Como parte do BRACIS, também ocorreu a 20ª edição do ENIAC 2023, uma série de encontros de sucesso que reúne Inteligência Artificial e Inteligência Computacional, apoiados pelos Grupos Brasileiros de Interesse Especial em Inteligência Artificial e Inteligência Computacional da Sociedade Brasileira de Computação. Durante o evento, estudantes de graduação e pós-graduação submeteram e apresentaram seus primeiros trabalhos. O evento também ofereceu um fórum para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem inovações, tendências, experiências e desenvolvimentos nas áreas de Inteligência Artificial e Inteligência Computacional.

Já o STIL, que também ocorreu junto com o BRACIS, é o evento bianual de Tecnologia da Linguagem, também apoiado pela SBC e pelo Grupo Brasileiro de Interesse Especial em Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN). A conferência é multidisciplinar e cobre um amplo espectro de disciplinas relacionadas à Tecnologia da Linguagem Humana, como Lingüística, Ciência da Computação, Psicolinguística e Ciência da Informação. O objetivo foi reunir participantes acadêmicos e industriais que trabalham nessas áreas.

Segundo a professora Gisele, o evento foi um sucesso. “Conseguimos atingir o objetivo. Foi uma semana intensa, proveitosa, enriquecedora e com muito aprendizado e troca de experiências entre diversos pesquisadores nacionais e internacionais”, afirmou.

Ganharam os prêmios de melhores artigos:

BRACIS

1. Embracing data irregularities in multivariate time series with Recurrent and Graph Neural Networks
    Marcel Rodrigues de Barros, Thiago Lizier Rissi, Eduardo Faria Cabrera, Eduardo Aoun Tannuri, Edson Satoshi Gomi, Rodrigo Augusto Barreira, and Anna Helena Reali Costa
  2. Community Detection for Multi-Label Classification
    Elaine Cecília Gatto, Alan Demétrius Baria Valejo, Mauri Ferrandin, and Ricardo Cerri
  3. Exploring Text Decoding Methods for Portuguese Legal Text Generation
    Kenzo Sakiyama, Raphael Montanari, Roseval Malaquias Junior, Rodrigo Nogueira, and Roseli A. F. Romero

STIL
Etiquetagem morfossintática multigênero para o português do Brasil segundo o modelo “Universal Dependencies”
Emanuel Huber Silva, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo, Norton Trevisan Roman

ENIAC

1. A Financial Distress Prediction using a Non-stationary Dataset
    Rubens Chaves, André Rossi, Luis Garcia”
  2. Optimizing explainability of Breast Cancer Recurrence using FuzzyGenetic
    Fabio Cardoso, Thiago Carvalho, Marley M. B. R. Vellasco, Karla Figueiredo.
  3. Cluster Fusion Training: Explorando Análise de Agrupamentos para Melhorar Classificação de Sentimentos em Domínios Cruzados – Victor Tomita, Angelo da Silva, Ricardo Marcacini.