“Os professores do DCC são inspiração sobre o profissional que eu quero ser”, afirma ex-aluno

Ex-aluno do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, Renato Santos iniciou os estudos em 2016 e saiu em 2023, sendo orientado pelo professor Marcos Augusto Menezes Vieira. “Fui estudante do doutorado interinstitucional (Dinter) entre a UFMG e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). No período em que estive no Departamento de Ciência da Computação (DCC), me marcou muito a excelência dos professores e das pesquisas realizadas, além da estrutura do departamento e do Laboratório de Visão Computacional e Robótica (Verlab), o qual fiz parte ao longo do meu doutorado”, contou.

Para Renato, o DCC representa uma parte muito importante sobre sua formação profissional, representando uma mudança no rumo dos acontecimentos de sua vida. “Passar pelo DCC foi um divisor de águas pra mim, tanto em relação às vivências, quanto ser um símbolo da minha superação pessoal ao cursar e concluir o doutorado num programa de excelência como o PPGCC. Tenho muito orgulho de ter estudado e feito parte desse departamento. Espero voltar, sempre que possível. O empenho dos professores em fazer as coisas acontecerem é muito marcante para mim. Eles não poupam esforços para darem boas aulas, realizarem eventos, equiparem os laboratórios aos quais fazem parte, realizarem parcerias com empresas, estarem sempre apresentando o DCC aos visitantes. E, claro, orientarem pesquisas de excelência, desde a iniciação científica até o pós-doutorado. Principalmente os professores do Verlab, que pude ver mais de perto, foram muito marcantes. Isso, para mim, é uma inspiração sobre o profissional que eu quero ser, levando um pouquinho de cada um deles comigo, para poder replicar por onde eu passar”, disse saudoso.

Renato conta que quando ingressou no DCC, já era servidor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), no campus Coxim, mas certamente a contribuição que teve com o doutorado para a sua atuação profissional foi e tem sido muito significativa. “A confiança que uma formação sólida nos dá, é combustível para enfrentar os mais diversos desafios que a carreira de docente/pesquisador requer. Na vida pessoal, passar pelo DCC contribuiu para que eu fosse viver por um período em Belo Horizonte e pudesse conhecer a receptividade dos mineiros. É certamente um dos meus lugares no mundo. Me ajudou a entender que cada um tem o seu tempo de maturação, mas que com muita dedicação é possível se superar e alcançar os objetivos. Profissionalmente, o departamento contribuiu para que eu me visse capaz de encarar desafios nunca antes imaginados. Enquanto pesquisadores ao longo do doutorado, temos que publicar nos periódicos e/ou conferências mais importantes do mundo, na área de enquadramento de nossa pesquisa. Isso parecia impossível à primeira vista, mas com uma orientação muitíssimo qualificada como a que tive do meu orientador, o professor Marcos Vieira, e muita dedicação, foi possível”, falou orgulhoso.

De acordo com Renato, caso não tivesse passado pelo doutorado no DCC, não teria tanta clareza do que pode fazer e contribuir em sua área de atuação. “Acho que se eu não tivesse feito o doutorado no departamento não teria a mesma clareza de que posso fazer a diferença e contribuir significativamente com a minha área, realizando pesquisa aplicada, conforme minha vocação para a educação científica, profissional e tecnológica. Para quem deseja entrar ou já está no DCC, aconselho que vá em frente, sem dúvidas e sem olhar para trás. No DCC é realizado ensino de qualidade e pesquisas de ponta, na fronteira do conhecimento. Ter a oportunidade de fazer parte disso e aprender com tantos professores, colegas e amigos que fazem tudo isso acontecer é certamente uma oportunidade ímpar. Aproveitem cada minuto”, aconselhou.

Renato é coordenador do curso de Especialização em Robótica Educacional, no IFMS, campus Coxim, onde trabalha desde 2012.

Segundo o professor Marcos Vieira, Renato foi um excelente aluno. “Conheci Santos no doutorado e ele foi o meu melhor aluno na turma da disciplina de pós-graduação, chamada Sistemas em Rede que ministrei para a turma do Doutorado Interinstitucional (DINTER). Ele se mostrou um aluno que se interessa pelo processo de pesquisa. Ele quis fazer doutorado mesmo sem ganho financeiro na instituição em que trabalha. Isso diz muito sobre ele. No doutorado, passei para o Renato um algoritmo e um tema de pesquisa e ele foi capaz de entender e melhorar o estado da arte. Nós publicamos no periódico internacional Robotics and Autonomous Systems em 2023. Também publicamos o trabalho “Pac-Man Is Overkill” na Proceeding of the International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS), em 2020. Renato é muito didático. Fez slides para a banca de doutorado com várias animações e ilustrações para deixar bem claro a contribuição no seu doutorado. Ele também tem facilidade em orientar e lidar com alunos e fez isso muito bem ao orientar um aluno de Iniciação Científica durante o doutorado”, relatou.

Saiba mais sobre o Renato em suas redes:  https://scholar.google.com/citations?user=zjlvalUAAAAJ&hl=pt-BR e https://www.linkedin.com/in/renato-fernando-dos-santos-4a389b20

Veja a série completa.