Encerramento de projeto DCC/Petrobras destaca uso de IA na cicloestratigrafia do petróleo

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG participou, em dezembro, do seminário de entrega final do projeto desenvolvido em parceria com a Petrobras entre 2021 e 2025, voltado à aplicação de técnicas de Inteligência Artificial à cicloestratigrafia do petróleo. O evento marcou o encerramento de um ciclo de quatro anos de pesquisa e cooperação entre a universidade e a empresa, com foco em inovação tecnológica para a área de geociências.

Coordenado pelo professor do DCC Wagner Meira Júnior e com a participação dos professores Gabriel Coutinho e Douglas Guimarães Macharet, ambos do departamento, o projeto teve como objetivo explorar métodos avançados de aprendizado de máquina e análise de dados para apoiar a interpretação de padrões estratigráficos, contribuindo para uma compreensão mais precisa dos ciclos deposicionais associados à exploração de petróleo. Ao longo do período, a equipe desenvolveu modelos computacionais capazes de lidar com grandes volumes de dados geológicos, integrando conhecimentos da computação e das ciências da Terra.

Durante o seminário, pesquisadores envolvidos no projeto e representantes da Petrobras acompanharam a apresentação dos resultados, que reuniu as soluções desenvolvidas ao longo do período, os desafios enfrentados e as possibilidades de aplicação dos métodos propostos, com destaque para técnicas de Inteligência Artificial aplicadas à análise de dados geológicos no contexto da exploração de petróleo.

Acesso por PERFIL

Acessar o conteúdo