Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Extensão Concluídos
Aplicações e Infra-estrutura para Vídeo Interativo em Banda Larga
Este projeto diz respeito a três componentes essenciais em aplicações de vídeo interativo em banda larga: a sincronização temporal e espacial de objetos multimídia, os exibidores (formatadores) temporais e o sistemas (redes) de suporte à distribuição. O conteúdo de aplicações de TV interativa são documentos multimídia que seguem o paradigma
Desenvolvimento de uma Infra-Estrutura para Experimentação com Enxames de Robôs
O objetivo principal desse projeto é desenvolver uma infra-estrutura de hardware e software que permita a experimentação com enxames de robôs. Feito isso, serão implementados e validados experimentalmente algoritmos que envolvam a localização, navegação, coordenação e controle de grandes grupos de robôs, complementando assim os trabalhos de simulação. Integrantes: Luiz
Métodos bio-inspirados para aprendizado semi-supervisionado
O principal objetivo desse projeto é projetar e desenvolver novos métodos bio-inspirados para resolver problemas de aprendizado utilizando uma abordagem de classificação semi-supervisionada, com o foco em algoritmos de programação genética e colônias de formigas. Integrantes: Gisele Lobo Pappa – Coordenador / Renato Antonio Celso Ferreira – Integrante
Ferramenta para diagnóstico de falhas em veículos automotores
Desenvolvimento de uma nova plataforma de hardware para o scanner automotivo Scanycar, sem o uso de cartuchos. Essa plataforma deveria ser capaz de se comunicar com as diferentes redes de comunicação de dados existentes nos veículos atuais e com a interface serial RS-232 de um computador pessoal (PC). Alunos envolvidos:
Ampliação e digitalização do acervo do projeto Visitas
O Departamento de Matemática da UFMG mantém o Projeto Visitas que tem por objetivo receber alunos do ensino fundamental e apresentar conteúdos através de jogos e outras formas lúdicas. A participação da Profa. Raquel neste projeto tem o objetivo de permitir a avaliação e extensão do Pingo, um ambiente criado
Análise de fluxos de sentimento utilizando técnicas de classificação adaptativas.
O objetivo deste projeto é de estudar técnicas para análise de sentimentos em fluxos de dados sujeitos a “Concept Drift”. Integrantes: Renato Antonio Celso Ferreira – Coordenador / Ismael Santana – Integrante.
Sistemas de Computação Integrados em Chips
O projeto visa o desenvolvimento de novas metodologias de implementação de Sistemas de Computação Integrados em Chip. Tais sistemas podem se apresentar de duas maneiras: sistemas embutidos (as vezes chamados de sistemas embarcados) quando usam componentes de prateleira e são implentados em placas de circuito impresso; e SoC (systems-on-chip) quando
Infra-estruturas de dados espaciais e sistemas de informação geográficos de acoplamento fraco
O compartilhamento de grandes volumes de informação espacial vem se tornando cada vez mais importante. Sistemas de informação geográficos (SIG) deixaram de ser apenas ferramentas ligadas a projetos para se tornarem gerenciadores de recursos informacionais corporativos. Aspectos sociais da informação geográfica também emergiram como recursos fundamentais para a ação governamental.
GP Ranking Descoberta de funções de ranking para coleções de documentos usando Programação Genética
Neste projeto focamos na aplicação de uma técnica de aprendizado de máquina, Programação Genética (PG), na resolução do problema de recuperação de informação efetiva em coleções de documentos textuais. PG ser´a utilizada como um arcabouço para permitir a combinação flexível das diversas evidências disponíveis para a geração de funções de