Chamada para voluntários para pesquisa

Pesquisador do DCC/UFMG busca por voluntários para testar jogos em nuvem

O estudante de doutorado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Daniel Henriques Cézar Miranda Soares, está desenvolvendo um estudo de avaliação dos jogos oferecidos em nuvens, como o Xcloud e GeForce Now. A ideia é avaliar a qualidade de experiência (QoE) dos jogadores ao final do jogo. Assim, conseguirá propor melhorias no serviço de jogos em nuvem e, desta forma, possibilitar aos usuários de jogos virtuais jogar sem custos extras e ter melhores experiências e satisfação.

Para tanto, foi montada uma bancada com os equipamentos necessários aos voluntários no Laboratório Wireless Networks (WINet), sala 2302, localizado no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICEx/DCC/UFMG), Campus Pampulha. O procedimento está automatizado, podendo o voluntário jogar várias partidas de três minutos cada. “Esperamos propor um modelo para avaliar a qualidade dos serviços de jogos em nuvem e, assim, proporcionar acesso gratuito a jogos de qualidade na nuvem”, falou Daniel.
Para participar, basta preencher o formulário de inscrição e agendar o horário e data desejados. No momento do jogo, é necessário seguir o roteiro da tela e todo o procedimento será acompanhado pelo doutorando. Estão disponíveis o Half-Life 2, Spelunky e F.E.A.R.

Esta matéria teve repercussão na mídia: CBN, Notícias de Contagem e Hoje em Dia.