Departamento de Ciência da Computação da UFMG abre inscrições para curso gratuito em Tecnologia de Comunicação Móvel 5G

Estão abertas as inscrições, até o dia 27 de fevereiro, para o curso gratuito de capacitação em tecnologia de comunicação móvel 5G. O curso é voltado para estudantes de graduação ou profissionais com graduação em cursos relacionados, como Engenharia, Computação e Tecnologia da Informação. As aulas, que serão ministradas por instrutores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, terão início em 22 de março com duração de cinco semanas. As aulas ocorrem a distância, com aulas remotas ao vivo, aulas de mentoria ao vivo e aulas gravadas com material didático a ser recomendado, totalizando 40 horas/aula. Os critérios de seleção dos alunos incluem a formação do candidato e a dedicação declarada para os estudos. Os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação e se registrar no curso.

O material das aulas  (vídeo-aulas, slides com texto, imagem e áudio) será majoritariamente em inglês, havendo também aulas tira-dúvidas e a interação com os instrutores em português. Como pré-requisito para o bom aproveitamento do curso, o aluno deverá ter noções básicas de comunicação de dados, redes de computadores, programação de computadores, redes sem fio e  telecomunicações, mas não necessariamente em todos esses itens.  É assumido que o candidato tem acesso à Internet para participar do curso. Os alunos que tiverem o desempenho desejado, receberão certificado de participação.

Segundo o professor José Marcos Nogueira, co-coordenador do projeto, o curso tem como público-alvo pessoas que gostam de tecnologia, que têm uma formação mais técnica, que gostam de entender como a Internet e as comunicações funcionam e querem se capacitar. “O objetivo desse projeto é formar recursos humanos em redes móveis 5G, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação no país e capacitar estudantes para projetos futuros e inserção no mercado. Serão ao todo quatro turmas de 50 alunos”, explicou.

Ainda segundo o professor, o curso terá aulas de mentoria on-line e estudo offline com o material recomendado. “As aulas on-line serão no período noturno uma ou duas vezes por semana. Todos os instrutores são do Laboratório de Redes sem Fio (WiNet) do DCC/UFMG, que é especializado em comunicação sem fio, comunicação móvel celular e Internet. O curso, de caráter introdutório, objetiva a capacitação do aluno em tópicos variados relacionados com a tecnologia de redes 5G, como os fundamentos da comunicação móvel sem fio, a arquitetura das redes 5G, os protocolos utilizados, os serviços básicos, as diversas soluções e aplicações 5G (veículos, saúde, educação, agricultura, indústria) e a segurança em redes 5G”, descreveu.

O curso faz parte de um projeto que é objeto de um acordo de parceria para execução de projeto de PD&I em TIC, no âmbito dos Programas e  Projetos Prioritários (PPI), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos da Lei nº 8.248/91. O acordo foi firmado entre UFMG, Softex e Fundep em janeiro de 2023.

Os interessados devem se inscrever por meio do formulário: https://forms.gle/zmNTdYdZxFXsiWCX6.  Para mais informações acesse o site https://bit.ly/5g-dcc-ufmg