Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG abre inscrições para o mestrado – 1º semestre de 2024

Foram abertas, nesta quarta-feira, 04, e irão até o dia 27 de outubro, as inscrições para o 1º semestre de 2024 no mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCC da UFMG). Nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2010, o Programa é reconhecido e premiado nacional e internacionalmente, sendo referência na formação de pesquisadores, oferecendo excelente infraestrutura e mais de 25 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Os 69 professores do Programa têm formação diversificada em Ciência da Computação e áreas afins, sendo a maioria bolsistas de produtividade do CNPq, participantes ativos em centenas de Comitês de Programa de Conferências nacionais e internacionais e dezenas de Comitês Editoriais de Periódicos. Além disso, vários deles são membros titulares e afiliados da Academia Brasileira de Ciências.

Aos estudantes que passarem no processo seletivo, o PPGCC da UFMG oferece: possibilidade de bolsa de estudo; apoio às mulheres, inclusive com o Projeto de Extensão BitGirls criado para apoiar e acolher as mulheres da computação; espaço de Acolhimento e Promoção da Saúde Mental; participação em projetos de pesquisas com empresas diversas, incluindo bigtechs; ambiente que valoriza a criatividade e a inovação, inclusive com possibilidade de inserção em projetos de PD&D da Unidade Embrapii/DCC; incentivo e apoio para participar de congressos e conferências, nacionais e internacionais; parcerias para doutorado sanduíche no exterior; parcerias para duplo-diploma no exterior; pesquisas de ponta e de impacto na sociedade, entre outras oportunidades.

O curso é oferecido no Departamento de Ciência da Computação (DCC), campus Pampulha da UFMG, localizado na cidade de Belo Horizonte/MG, próximo a áreas turísticas, como o  Mineirão e a Lagoa da Pampulha, e a bairros que oferecem moradias estudantis acessíveis. Além disso, para facilitar o deslocamento, existem na universidade várias linhas de ônibus internas que interligam a UFMG aos bairros próximos e transporte público que conecta a universidade ao centro da cidade e a diversas regiões de BH.

Para mais informações sobre o PPGCC, ler o edital e fazer a inscrição, acesse o site https://ppgcc.dcc.ufmg.br/.