“O DCC trouxe oportunidades incríveis para mim”, afima ex-aluna

Natural de Feira de Santana, na Bahia, Ana Paula Gomes, veio morar em Belo Horizonte, no início de 2014, para iniciar os estudos no mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG. Sob a orientação do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Antonio Alfredo Pereira Loureiro, e coorientação do professor Thiago Henrique Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ana Paula tornou-se mestre em meados de 2016. “A primeira vez que fui para Belo Horizonte (BH) foi de mala e cuia para morar e fazer o mestrado no DCC. Depois de concluir o mestrado continuei morando em BH, sendo hoje uma das minhas cidades preferidas no Brasil. O DCC trouxe para mim oportunidades incríveis em termos profissionais, mas também pessoas espetaculares, que hoje são uma família pra mim”, contou.

De acordo com a ex-aluna, o DCC tem uma infraestrutura gigante, além de acesso a grandes empresas e centros de pesquisa no Brasil e no mundo. “O que me levou a tentar o mestrado no departamento foi estudar em uma universidade que tivesse infraestrutura, com pesquisadores e colegas com quem eu pudesse aprender e me inspirar. No DCC aprendi a ser uma pesquisadora e pude ver também uma realidade diferente dentro de uma outra universidade pública. Ter acesso a isso tudo me formou não só tecnicamente, mas também trouxe reflexões importantes sobre as diferentes realidades da pesquisa e das universidades no Brasil”, relatou.

Segundo Ana Paula, a vida corre como um rio. “Por mais piegas que possa parecer, acredito que a vida corre como um rio: quando a água fica bloqueada por algum canto, ela se adapta e passa por outro. Se não tivesse passado pelo DCC, talvez teria passado por um outro departamento que teria me impactado tanto quanto. Mas eu gosto muito do meu caminho. Não teria escolhido um outro lugar. Conheci muita gente incrível, ri e chorei com meus colegas de laboratório, aprendi a jogar truco e joguei inúmeras vezes, abri meu coração pra Minas Gerais. Isso significa muito pra mim, e foi o DCC que me deu a oportunidade de viver tudo isso”, falou agradecida.

Conforme a ex-estudante, o DCC tem diversas oportunidades e, para quem deseja entrar, ela garante: é possível. “Para quem quer entrar eu diria que tudo é possível. Para quem já está no departamento, aproveite todas as oportunidades de absorver conhecimentos – seja ele técnico ou não – pensando em como pode aplicar essa expertise em favor da sociedade. E, falando em todas as oportunidades, foi também no DCC que tive a chance de fazer parte do ‘Boas Esporte’ (atualmente Ada Loveloop), o primeiro time feminino do campeonato de futsal da computação. Conseguimos ser o time com maior saldo de gols – negativo – foram 300 gols (risos)”, contou.

Atualmente Ana Paula é doutoranda em Inteligência Artificial para Saúde Pública, no Robert Koch Institut, na Alemanha.

Orientador da ex-aluna, o professor Loureiro, a conheceu virtualmente, antes dela entrar no mestrado. “A Ana Paula me contactou via e-mail e me falou sobre um trabalho que havia feito na graduação e foi premiado, e que apresentou nos Estados Unidos. Na conversa que tivemos sobre planos de continuar a estudar, ela demonstrou bastante interesse no trabalho do Thiago Silva, meu aluno de doutorado que trabalhou com caracterização de dados coletados por sensores sociais (LBSNs – Location-Based Social Networks). Ela se inscreveu para o nosso Programa, foi aceita e veio da Bahia para BH. Toda a interação que tivemos antes do início do mestrado já mostrava os seus interesses e planos de estudo, tendo muita consciência do que queria. De certa forma, isso estava representado em sua assinatura de e-mail que usava nessa época: ‘Em busca do “sim”, porque o “não” eu já tenho.!’ O Thiago ainda estava no departamento nesse momento, e foi coorientador do trabalho dela. A Ana Paula foi uma aluna extremamente competente e dedicada ao curso. Fez um trabalho excelente, gerando publicações muito boas. Ela foi uma pessoa que agregava bastante no laboratório e contribuia para os alunos de fora se sentirem mais acolhidos. Acredito que um dos encontros sociais mais preferidos dela, e de outros alunos, era as visitas ao “Bar da Tia Rute”, que tive o prazer de conhecer também. Hoje, a Ana Paula continua em busca do “sim”, agora no seu doutorado na Alemanha. Tenho certeza de que fará um trabalho de excelente qualidade e desejo muito sucesso a ela”, afirmou.

Veja a série completa.