Google financiará pesquisa no Laboratório de Compiladores do DCC/UFMG

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG recebeu, neste mês, uma doação da empresa Google, que financiará pesquisas no Laboratório de Compiladores do departamento. O objetivo do projeto é sintetizar programas para testar sistemas operacionais, compiladores e arquiteturas de computação. Os alunos envolvidos irão conceituar, implementar e aplicar técnicas capazes de gerar programas complexos para testar exaustivamente sistemas de computação de alto

desempenho.

Com a duração de dois anos, o projeto irá apoiar alunos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG. A doação da empresa é livre de contrapartidas, somente prevendo que todos os resultados produzidos sejam liberados para uso público.

De acordo com o coordenador do laboratório, o professor Fernando Quintão, este projeto complementará um aporte anteriormente feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), também com o propósito de sintetizar programas para testar sistemas computacionais. “Estamos muito felizes com esta nova parceria com o Google e, em nome da equipe do laboratório, estendemos nossos sinceros agradecimentos a Xinliang (David) Li e Victor Lee por facilitarem este financiamento. Além disso, nossa gratidão vai para Christopher Farino por gerenciar diligentemente o processo de transferência de recursos de uma entidade corporativa para uma universidade pública”, disse o professor.