“O DCC me mostrou que esforço e dedicação para fazer um bom trabalho nunca são em vão”, afirma ex-aluno

Aluno do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, Armando Honorio Pereira, foi orientado no mestrado pelo ex-professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Sebastián Urrutia, e no doutorado, foi orientado inicialmente pelo Sebastián, mas com sua saída para a Noruega, passou a ser orientado pelo também professor do DCC, Geraldo Robson Mateus, ficando no departamento de 2015 a 2021. “O conhecimento dos professores e dos meus pares no DCC foi muito marcante. Todos eram pessoas esforçadas e brilhantes. Sempre compartilhando conhecimento e te fazendo aprender. O DCC representa, para mim, competência e esforço. Ao recordar do meu período no departamento, lembro da competência dos professores, o profissionalismo dos funcionários da secretaria, e o empenho dos meus pares”, afirmou.

Para Armando, o DCC contribuiu para o estar onde está hoje de diversas maneiras. “O DCC me mostrou que esforço e dedicação para fazer um bom trabalho nunca são em vão. As disciplinas exigiam trabalho duro, e por mais que as provas e os trabalhos fossem difíceis conseguimos superar. Durante meu período no DCC conheci várias pessoas que participavam das competições de maratona, o que me fez interessar pelo assunto e me preparar para processos de entrevistas no mercado. No decorrer do meu tempo no DCC, tive o privilégio de conhecer pessoas extraordinárias das quais levarei valiosos exemplos para toda a vida. Com os professores, aprendi o que significa dominar um assunto da computação. Com os funcionários da secretaria, aprendi a ser atencioso com todas as pessoas, mesmo que eu esteja muito ocupado. No Laboratório de Pesquisa Operacional (LAPO), conheci alunos brilhantes que carregarei como exemplos de competência e dedicação”, contou.

Segundo Armando, um episódio muito divertido que ocorreu foi quando passou nas quatro provas de qualificação e somente PAA passou a ser obrigatório. “Nesse período, se perguntarem para outros alunos, irão lembrar das vezes que eu dormia nas aulas e no laboratório, mas era por um bom motivo, passava as madrugadas estudando”, contou sorrindo.

Para aqueles que estão ou desejam entrar no DCC, Armando aconselha aproveitar as oportunidades que serão proporcionadas no dia a dia. “Se puder dar um conselho aos que desejam entrar ou já estão no departamento, diria para aproveitar as oportunidades, os professores, os colegas e a infraestrutura, vai valer muito a pena”, disse. Atualmente o ex-aluno é engenheiro de software na Amazon.

Sebástian conheceu Armando em 2015, quando começaram a trabalhar juntos no mestrado dele. “O irmão do Armando, Dilson, tinha feito doutorado no DCC e já havia comentado sobre ele comigo. Pude comprovar que, como o Dilson me falou, Armando era um excelente aluno e faria um mestrado muito bom. O trabalho de mestrado dele foi publicado em uma revista de primeira linha na área de otimização. Em 2017, depois de defender o mestrado, me surpreendi com o seu pedido para que eu o orientasse no doutorado. Pensava, e continuo pensando, que o perfil dele era propício para fazer doutorado com alguém mas “sênior” do que eu e possivelmente no exterior. Aceitei o orientar, sabendo que ele iria fazer um excelente doutorado e de forma bastante independente. Nem eu nem ele podíamos prever que dois anos depois eu estaria deixando o DCC para seguir minha carreira na Noruega. Em acordo com Armando, contactamos o professor Robson que gentilmente aceitou ficar como orientador principal do Armando, ficando eu como coorientador. A tese de Armando tem duas partes bem claras. Os dois problemas de otimização abordados (um de roteamento e outro de desenho de redes), ambos com artigos em revistas de primeira linha publicados, mostram claramente como Armando soube trabalhar em temas típicos dos dois orientadores. A nível pessoal, considero Armando meu amigo. Foram muitos os eventos que compartilhamos fora da universidade. Ele sabe que pode contar comigo no que precisar. Aproveito para lhe enviar um abraço”, falou saudoso.

Saiba mais sobre o Armando em seu linkedin https://www.linkedin.com/in/armando-honorio-pereira-618627212/

Veja a série completa.