“O DCC me tornou um profissional completo”, afirma ex-aluno

Johnatan Alves, atualmente professor da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, Brasil, foi aluno do mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), finalizando os estudos em julho de 2023. Durante a pós, Johnatan teve como orientador o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Eduardo Figueiredo. Entre o mestrado e o doutorado, o ex-aluno resolveu retornar para a indústria, retornando ao doutorado após dois anos. Segundo Alves, o mais marcante em seu período de estudos foi o alto nível de aprendizado e potencialização dos resultados dos alunos. “O DCC representa uma porta de mudanças ligada diretamente a um bom futuro. No departamento me proporcionou uma formação ímpar, onde aprendi muita coisa e tive professores que me ensinaram a subir as escadas certas da vida”, afirmou.

Conforme o ex-estudante, o DCC contribuiu com muitas coisas em sua vida.”O departamento contribuiu muito em minha vida, desde a conhecer pessoas da área, viagens, excelente formação e a me tornar um profissional completo. Hoje consigo entender todo o processo do DCC e enxergar que isso me ajudou a tomar as melhores decisões. Provavelmente não estaria onde estou hoje se não tivesse passado pelo departamento, pois o DCC literalmente abriu diversas portas de oportunidades para mim”, contou.

Segundo Johnatan, foram vários os desafios enquanto esteve no DCC. “Foram vários os perrengues passados durante os meus estudos no departamento. Lembro da aula de PAA, uma disciplina que não podia perder por nada nesse mundo. Justamente quando estava indo para esta aula, tive a calça rasgada. Foi um sufoco, mas não faltei, fui assim mesmo. Em outra ocasião, fui picado por abelha na cantina, na hora do café. Também já fiquei com a cabeça toda suja por fezes de um passarinho (risos). O bichinho defecou bem na minha cabeça. E por aí vai…”, falou sorrindo.

Para os que querem entrar ou já estão no DCC, Johnatan aconselha que acreditem em si mesmos. “Se está ou quer entrar no DCC, eu diria para acreditar no seu potencial e não fique querendo ser melhor do que ninguém. Faça o seu, mas faça bem feito, sem querer sempre ser o melhor. Aproveite todas as oportunidades que possam surgir”, concluiu.

Segundo o professor Eduardo, foi um privilégio ter conhecido e convivido com o Johnatan, seu aluno de 2014 a 2023, desde um projeto de graduação até o seu mestrado e doutorado. “Desde os primeiros contatos com o Johnatan, pude perceber que se tratava de uma excelente pessoa, com características interpessoais invejáveis. Johnatan sempre foi responsável e comprometido, não somente com a sua pesquisa, mas também com o sucesso dos colegas do LabSoft e do DCC. Seu carisma me conquistou e hoje posso dizer que ele é muito mais que um ex-aluno. Johnatan é um grande amigo. Sua trajetória de pesquisa cobriu vários problemas da Engenharia de Software, desde detecção de código duplicado e oportunidades de reutilização, até a identificação de habilidades técnicas de desenvolvedores por meio de mineração de repositórios de software. Tenho uma imensa satisfação em ver o excelente pesquisador que ele se tornou. Como professores de universidades federais, Johnatan e eu continuamos nossa amizade e parcerias de pesquisa”, disse orgulhoso.

Veja a série completa.