Capacitação em Tecnologias de Comunicação Móvel 5G

A UFMG oferece um curso gratuito de capacitação na tecnologia de comunicação móvel 5G para estudantes de graduação ou profissionais com graduação em cursos relacionados, como engenharia, computação e tecnologia da informação. O curso será ministrado por instrutores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

O curso terá duração de cinco semanas, na modalidade à distância, com aulas remotas ao vivo, aulas de mentoria ao vivo e aulas gravadas com material didático a ser recomendado. A duração do curso, considerando aulas ao vivo, mentoria e gravadas é de 40 horas-aula. O conhecimento adquirido será aferido e um certificado de participação será oferecido aos alunos que tiverem desempenho satisfatório no curso (participação e avaliação de conhecimento). O material das aulas  (vídeo-aulas: slides com texto, imagem e áudio) será majoritariamente em inglês, havendo também aulas tira-dúvidas e a interação com os instrutores em português.

Como pré-requisito para o bom aproveitamento do curso, o aluno deverá ter noções básicas de comunicação de dados, redes de computadores, programação de computadores, redes sem fio e  telecomunicações, mas não necessariamente em todos esses itens.  É assumido que o candidato tem acesso à Internet para participar do curso.

Os critérios de seleção dos alunos incluem a formação do candidato e a dedicação declarada para os estudos. Os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação e se registrar no curso.

Para se candidatar ao curso, é necessário preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/zmNTdYdZxFXsiWCX6 O período de inscrição é de 06 a 27 de fevereiro deste ano.  A quantidade de vagas na primeira turma é limitada a 50. Outras turmas serão ofertadas em sequência. O início da primeira turma é dia  22 de março. 

Para a seleção, os candidatos serão avaliados e classificados de acordo com os seguintes itens e respectivas pontuações, cuja soma é limitada a 100 pontos. Por curso na área entende-se curso de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática Computacional, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações,  Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação. Estão incluídos outros cursos em áreas afins às anteriores. O candidato deverá fornecer comprovação da sua formação, enviando arquivo no momento da inscrição.

Formação demonstrada na área (60 pontos)

  • Matrícula vigente em curso na área – 15 pontos
  • Diploma de graduação em curso na área – 20 pontos
  • Diploma de mestrado em curso na área – 30 pontos
  • Diploma de doutorado em curso na área – 40 pontos
  • Certificado de conclusão de curso de especialização na área –  20 pontos
  • Diploma de graduação em curso em áreas não afins – 5 pontos
  • Diploma de curso técnico na área – 10 pontos

Dedicação declarada ao estudo (40 pontos)

  • Menos de 4 horas semanais – 0 pontos
  • 4 a 8 horas semanais – 10  pontos
  • 8 a 12 horas semanais – 15 pontos
  • 12 a 16 horas semanais – 20 pontos
  • 16 a 20 horas semanais – 30 pontos
  • 20  a 30 horas semanais – 35 pontos
  • 30 horas semanais ou  mais – 40 pontos

Do total das vagas, 30% (trinta por cento) das vagas serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), enquanto 10% (dez por cento) das vagas serão reservadas aos candidatos com deficiência. Não sendo preenchidas as vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros e aos candidatos com deficiência, as vagas retornam à livre concorrência.


Obs: Este curso é parte de um Projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Tecnologia de Informática e Comunicação (TIC), no âmbito dos programas e projetos de interesse nacional na área de informática e automação considerados prioritários (PPI) pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação CATI, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248/91 (Lei da Informática).


Conteúdo programático do Curso 5G

1. Introdução a 5G: Conceitos Básicos e Desenvolvimento (8h)

  1.1. Fundamentos de Comunicação Móvel

  1.2. Desenvolvimento e Evolução do 5G

  1.3. Protocolos e Padronização em Redes 5G

  1.4. Ecossistema Global de Redes 5G

  1.5. Alocação de Espectro e Recursos em Redes 5G

2. Tecnologias Chave para Redes 5G (12h)

  2.1. Arquitetura de Redes 5G

  2.2. Fatiamento de Rede em 5G

  2.3. MIMO em Redes 5G

  2.4. Tecnologias sem Fio em Redes 5G

  2.5. Segurança em Redes 5G

3. Novas Tecnologias e Inovação para Redes 5G (6h)

  3.1. Economia Digital e Modelos de Serviços em 5G

  3.2. Cenários de Aplicação de Novas Tecnologias: IoT, Computação em Nuvem, Big Data e Inteligência Artificial

4. Serviços Básicos e Aplicações 5G (8h)

     4.1. Ultra-large Bandwidth Capability, Ultra-low Latency e Ultra-high Reliability em Redes 5G

     4.2. Mobilidade e Autogerenciamento em 5G

     4.3. Serviços Básicos de 5G e Soluções na Indústria

5. Soluções 5G (6h)

  5.1. Redes Veiculares

  5.2. Saúde

  5.3. Educação e Campus

  5.4. Agricultura

  5.5. Manufatura

Acesso rápido

Skip to content