“Aproveite todos os momentos, especialmente aulas e trabalhos. O tempo é o recurso mais caro que temos!”, aconselha ex-aluno do DCC/UFMG

Ex-aluno do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), Euler Oliveira fez a graduação e o mestrado entre os anos de 1995 e 2002, sendo orientado no mestrado pelo professor, já aposentado, Antônio Otávio Fernandes. Para ele, o fato de estar tão próximo de pessoas extremamente capacitadas, sejam alunos ou professores, foi o que mais marcou a época. “A entrada no DCC/UFMG representa uma guinada em minha vida. Originalmente eu era aluno de Engenharia na UFMG, mas realizei procedimento de reopção de curso e fui para Ciência da Computação. Esta foi, com certeza, uma das melhores decisões da minha vida”, afirmou.

Enquanto esteve no DCC/UFMG, Euler fez uma rede de contatos extremamente qualificada que mantém até hoje. Muitos desses colegas, segundo ele, acabaram se tornando grandes amigos. Durante a Iniciação Científica, o ex-aluno passou por uma situação bem difícil, já que teve uma dolorosa lesão no joelho, que o impossibilitou inclusive de comparecer ao dia crucial da apresentação ao público. “Sempre há “perrengues” no caminho de todos os estudantes e no meu não foi diferente. Meu coorientador ficou indignado ao notar minha ausência quando a comissão avaliadora chegou. Ainda bem que meu orientador foi bem mais compreensivo e acabou fazendo até piada da situação”, contou aliviado.

Euler sempre gostou muito de assuntos relacionados à tecnologia e, segundo ele, o DCC/UFMG foi uma referência para treinar seus primeiros passos práticos após a vida acadêmica. ”Desde que saí do Departamento, basta aplicar novamente todo aquele treinamento. Estou hoje inserido em um campo de trabalho que possui alta demanda em todo o mundo: Tecnologia da Informação. Graças ao DCC/UFMG tive uma formação ampla e profunda, que me faz sentir seguro quanto à minha adaptabilidade ao mercado”, relatou.

Hoje, atuando como desenvolvedor Sênior na empresa Unisys, Euler não sabe dizer onde estaria se não tivesse passado pelo DCC/UFMG, mas acredita que não teria tido tantas oportunidades na vida como teve. “O Departamento foi muito importante pra mim, me alavancou tecnicamente e me fez amadurecer pessoalmente e profissionalmente, além de me abrir várias portas. Para quem deseja entrar no DCC/UFMG ou já está estudando, recomendo que aproveite todos os momentos, especialmente aulas e trabalhos. O tempo é o recurso mais caro que temos”, concluiu.

De acordo com o professor Antônio Otávio, Euler é um profissional dedicado e com profundo conhecimento técnico. “Fico muito contente ao ver que o Euler continua desenvolvendo software e ativo na área. Durante o trabalho no mestrado, ele tratou de um sistema de teste e diagnóstico que foi muito bem avaliado na época. Posteriormente, trabalhou no CECOM/UFMG e esteve trabalhando na Invent Vision. Como é um profissional muito dedicado e com profundo conhecimento técnico, acredito que está desenvolvendo um ótimo trabalho em suas novas aventuras”, disse

Saiba mais sobre o Euler em suas redes sociais: Facebook e Linkedin

Veja a série completa.