Doutoranda do DCC/UFMG profere palestra em encontro virtual do grupo “Women in Compilers and Tools”

No próximo dia 30 de junho, quinta-feira, às 18h (PDT!), Angélica Moreira, doutoranda do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), dará a palestra: “Static profiling: why should you try it?” no encontro virtual do grupo “Women in Compilers and Tools”.

Nesta palestra, Angélica explicará os benefícios da adoção de técnicas de perfilamento (profiling) estáticos (que não requerem execução de programas) e apresentará alguns cenários úteis onde tal técnica foi testada. Esta palestra apresentará conceitos como previsão estática baseada em software usando Aprendizagem Automática e discutirá o que os compiladores adotam atualmente nessa área. Além disso, a palestra explicará o projeto VESPA. VESPA é um preditor de branches estático baseado em aprendizado de máquina construído em cima do BOLT (otimizador de binários do Facebook). Uma avaliação de VESPA/BOLT em quatro grandes benchmarks (clang, GCC, MySQL e PostgreSQL) produz binários 5,47% mais rápidos que os executáveis produzidos pelo clang-O3.

Angélica Moreira é doutoranda do 4º ano do Laboratório de Compiladores do DCC/UFMG e estagiária da Microsoft Research. Durante seu projeto de doutorado, ela foi premiada com o Microsoft Research PhD Fellowship 2021-2022, o Facebook Emerging Scholar Award 2019-2021 e o 3º lugar no IEEE/ACM SRC CGO-2021.

Leia o artigo VESPA: static profiling for binary optimization 

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo