Pioneiro da internet, Ivan Moura Campos recebe título de professor emérito

O gosto por áreas de fronteira perpassa toda a carreira de Ivan Moura Campos, que recebeu, na noite desta sexta-feira, 1º, o título de Professor Emérito da UFMG, por iniciativa do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Seja como pesquisador, professor ou gestor, Ivan Moura Campos teve destacada atuação em temas que abrangem inovação e empreendimentos de alta tecnologia, políticas públicas e política industrial.

Em sessão solene da Congregação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o reitor Jaime Ramírez afirmou que “os sonhos que moldaram a trajetória do professor Ivan Moura Campos foram norteadores em sua carreira universitária e fizeram dele uma importante referência no país, na gestão acadêmica e no âmbito da reflexão sobre ciência e tecnologia”.

Reflexão que permeou inclusive o discurso de agradecimento pela homenagem. Campos, que coordenou o Comitê Gestor da Internet no Brasil e foi diretor da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), entidade que coordena o domain name system da internet em escala mundial, fez referência ao “fascínio criativo nessa área”, e alertou que “é muito fácil introduzir preconceitos e tendenciosidades no processo decisório de algoritmos, mesmo inadvertidamente”.

Lembrou que no DCC “são formadas as pessoas que conseguem ir além de construir o futuro incrementalmente: as inovações chamadas disruptivas são na verdade aquelas em que antecipamos para o agora um pedaço do futuro”, e disse que considera estimulante ver que essa comunidade, na academia e no mercado, “está envolvida em ações de conscientização, urbi et orbi, sobre a necessidade de implantar padrões éticos e auditáveis, transparência, equidade e accountability”, afirmando que o DCC é participante ativo nesse processo.

Senior nerd

Aposentado da UFMG desde 1994, ele hoje se autodenomina “Senior nerd” da startup Hekima, focada em inteligência artificial e big data analytics, da qual é co-fudador. 

A carreira como empreendedor é uma das muitas vertentes de sucesso em sua trajetória: duas outras empresas que ajudou a criar tornaram-se referência no mercado – a Miner Technology Group, vendida para o portal UOL em 1999, e a Akwan S.A., empresa especializada em ferramentas de busca e gestão da informação na web, que em 2005 se tornou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Google na América Latina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso por PERFIL

Pular para o conteúdo