Programação reúne pesquisadores, empresas e estudantes no DCC Week 2026

Pesquisadores de diferentes instituições, profissionais de empresas de tecnologia e estudantes de vários níveis de ensino participaram, entre os dias 5 e 7 de agosto, do DCC Week 2026, organizado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, com apoio do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG e da CAPES. O evento teve mais de 1.250 inscrições e recebeu mais de 800 participantes nas palestras, realizadas no CAD 3, no campus Pampulha.

A programação reuniu convidados nacionais e internacionais em apresentações sobre temas que estão no centro das discussões atuais da área. Entre os palestrantes estiveram os professores do DCC, Raquel Cardoso de Melo Minardi, Jussara Marques de Almeida, Jeroen van de Graaf, Marcos André Gonçalves, Wagner Meira Júnior e Michele Nogueira; Soraia Raupp Musse, da PUCRS; Giulio Rossetti, da University of Pisa; Viviana Patti, da University of Turin; Maira Saboia da Silva, Robotics Technologist do Jet Propulsion Laboratory (NASA/JPL) e Jonatas Varella, da Quaest. A programação também contou com o professor aposentado do DCC, Berthier Ribeiro-Neto, atualmente CTO da Ume, além de profissionais das empresas parceiras do evento: Inter, , SYDLE, Localiza&Co, QuintoAndar, Valor Capital Group e Cadence.

Os assuntos tratados passaram por inteligência artificial aplicada à saúde, transformação da profissão de desenvolvedor de software, comportamento humano na era dos dados, criptografia pós-quântica, formação profissional em um cenário de avanço da IA, computação gráfica e inteligência artificial centrada no ser humano, desenvolvimento de software, inteligência artificial aplicada ao mercado imobiliário e ao setor de semicondutores, além de pesquisas em ciência social computacional e linguística computacional. A palestra de Maira Saboia da Silva apresentou o projeto CADRE, da NASA/JPL, que utiliza uma equipe de robôs autônomos para exploração lunar.

A presença de estudantes do Ensino Médio também marcou a edição deste ano. O professor de Desenvolvimento de Sistemas do curso técnico da Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, Mizael Souto Gomes, levou ao evento uma turma de 28 alunos do terceiro ano. A participação surgiu a partir de uma experiência do próprio professor na edição anterior do DCC Week. Em 2025, Mizael participou sozinho do evento, conheceu a programação e decidiu que gostaria de proporcionar a mesma experiência aos seus alunos. Neste ano, encaminhou aos estudantes informações sobre o DCC Week para saber quem teria interesse em participar. Os alunos se mobilizaram, conversaram com os demais colegas da turma e, com a autorização do colégio, os 28 estudantes vieram à UFMG para acompanhar a programação.

Para os alunos, a visita representou uma oportunidade de conhecer, fora do ambiente escolar, pesquisadores, profissionais e empresas ligados à área de tecnologia. A presença da turma também ampliou o perfil do público do evento, que reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais.

A Feira de Oportunidades teve participação de representantes das empresas parceiras Cadence Design Systems, Instituto Kunumi, Banco Inter, Localiza&Co, SYDLE, Amazon Web Services (AWS), LEVTY e Radio Memory. O espaço reuniu também alguns laboratórios do DCC, tais como: Speed, J, Verlab, FutureLab, Synergia, LBD, além do INCT TILD-IAR, o que permitiu aos visitantes conhecer projetos, oportunidades de trabalho e diferentes possibilidades de atuação profissional.

Para finalizar o evento, foi apresentado o resultado do Desafio DCC Week, organizado pelo professor do DCC, Lucas N. Ferreira, e pelo mestrando Caio von Rondow Morais. Inspirado em uma competição da IEEE CoG 2026, o desafio propôs aos participantes o desenvolvimento de dois agentes de inteligência artificial para jogar Codenames, sendo um responsável por elaborar as dicas e outro por interpretar as dicas e escolher as palavras no tabuleiro. A competição foi disputada em duas equipes, com a primeira fase em que todos jogaram contra todos e a etapa eliminatória entre as quatro melhores equipes. Ao final, Átila Melo de Souza, com o projeto SPATIUM, ficou em primeiro lugar; Ulisses Alves Bicalho, com GUMMOSO, em segundo; e Vitor Neuenschwander Mendes da Silva, com SEMÂNTICA ALEMÃ, ficou em terceiro lugar.

Para o chefe do DCC, professor Heitor Ramos, a realização do DCC Week só foi possível graças ao trabalho conjunto de diferentes equipes. “Quero agradecer a todos os voluntários que se dedicaram ao evento, especialmente aos bolsistas e alunos do DCC, à equipe da Secretaria, à equipe do SIC e à comissão organizadora, que estiveram envolvidos em diferentes etapas para a realização do evento. Também agradeço às empresas parceiras, ao PPGCC e à CAPES pelo apoio, que foi fundamental para a realização do DCC Week”, destacou.

O evento foi destaque na TV UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=679XqCmr1qQ

Acesso por PERFIL

Acessar o conteúdo