Sucesso: parceria do DCC/UFMG com a Campanha do Papai Noel dos Correios apadrinha quase 1300 cartinhas

No final do ano de 2024, o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, com o apoio do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e da universidade, firmou uma parceria com os Correios e montou um ponto de apadrinhamento das cartinhas escritas ao Papai Noel. Em apenas quatorze dias de funcionamento do estande montado na entrada do ICEx, a união de funcionários, alunos, ex-alunos e professores de toda a UFMG, funcionários terceirizados, além de familiares e amigos, conseguiu apadrinhar quase 1.300 cartas da campanha e atender a outras instituições que acolhem moradores de rua e crianças.

Além do incentivo ao apadrinhamento das cartas, o DCC realizou uma campanha interna e arrecadou, entre professores, funcionários, amigos e familiares, quase 3.500 reais e alimentos não perecíveis. Somente com essa verba, o departamento conseguiu apadrinhar mais de 70 cartas e distribuiu cinco cestas básicas. Segundo a professora e chefe do DCC, Raquel Prates, foram várias cartas emocionantes, mas uma delas foi a responsável pela ideia da campanha interna para arrecadar dinheiro. “Estávamos escolhendo algumas cartas para apadrinharmos pessoalmente quando nos deparamos com a carta de uma senhora de 70 anos, estudante do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que tem dificuldade de locomoção e necessitava de uma cadeira de rodas. A cadeira que ela usava era emprestada e ela teria que devolvê-la em breve. Sabíamos que seria quase impossível uma pessoa sozinha apadrinhar essa carta, então tivemos a ideia de iniciar uma campanha interna para arrecadar fundos e conseguir comprar a cadeira. Foi muito especial; tivemos um engajamento incrível dos nossos alunos, funcionários e professores, que, além de contribuírem, começaram a divulgar em seus grupos de familiares, amigos e alunos, fazendo com que conseguíssemos não apenas comprar a cadeira, mas também adotar mais cartas e atender outras instituições que não são parceiras dos Correios”, contou emocionada.

De acordo com a coordenadora administrativa do DCC, Renata Viana Moraes, a comunidade do departamento sempre se envolveu em ações sociais de diversos tipos, mas nunca promoveu uma campanha que conseguisse envolver todos: docentes, TAEs, colaboradores terceirizados, familiares, alunos de graduação e pós, tanto do ICEx quanto de outras unidades. “Foi incrível ver a alegria dos alunos que foram beneficiários da campanha quando eram crianças e que agora, como universitários, estão apadrinhando cartinhas; dos porteiros e seguranças que têm filhos em escola pública, trazendo presentes e embrulhando-os; e do pedido da cadeira de rodas, para o qual fizemos um recolhimento de recursos por meio do Pix e conseguimos atender à cartinha. A campanha demonstra que conseguimos cumprir, mais uma vez, o papel de retornar à sociedade tudo o que é desenvolvido na UFMG, mas, principalmente, o “capital humano”. Em 2025, teremos mais!”, comemorou.

Sorrisos e lágrimas foram algumas das expressões dos sentimentos provocados naqueles que liam as cartas disponibilizadas no estande da campanha. Para a estudante de Sistemas de Informação do DCC, Luiza Melo, foi uma mistura. Quando criança ela participou da campanha, escreveu uma cartinha para o Papai Noel e foi atendida. “Resolvi participar porque queria fazer uma criança feliz, assim como aconteceu comigo quando era criança. Peguei uma cartinha e era um menino pedindo uma camisa do Cristiano Ronaldo. Contribuir para a felicidade de outra pessoa me trouxe uma sensação muito boa. Foi a primeira vez que participei e pretendo continuar participando”, afirmou.

A parceria do DCC com os Correios deu tão certo que para 2025 já está certa a montagem do estande novamente, mas, desta vez, a estrutura será montada e começará a funcionar logo que iniciar a campanha oficial da empresa. De acordo com o subgerente da Superintendência Regional dos Correios em Minas Gerais, Alexandre Severino de Oliveira, foi um prazer receber a comunicação do DCC quanto ao interesse em participar do projeto Papai Noel dos Correios em 2024 “Vocês contribuíram para a retirada de pelo menos 1286 sonhos do papel e isso foi essencial para o sucesso do Projeto. Sabemos que em muitos casos o presente doado é o único recebido pela criança no Natal, por isso, em nome da Superintendência Regional dos Correios em Minas Gerais, agradecemos o brilhante apoio, com esperança de que nossa parceria seja duradoura”, falou.Atendendo crianças, adolescentes e até adultos de escolas públicas, creches, abrigos, núcleos socioeducativos e outras instituições parceiras, a Campanha do Papai Noel dos Correios completou 35 anos em 2024. Neste ano, mais de 300 mil cartas foram adotadas no Brasil, superando a marca de 2023, quando, pela primeira vez, todos os 270 mil pedidos recebidos foram atendidos.

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