“Sem o conhecimento e ensino de ponta que tivemos no DCC/UFMG não teríamos construído a nossa empresa”, afirma ex-aluno

Victor Salles foi aluno do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, de 2006 a 2010, quando cursou a graduação em Ciência da Computação. Neste período, Victor fez Iniciação Científica (IC) e trabalhou na Empresa Júnior. Segundo o ex-aluno, passou pela orientação de alguns professores do departamento que o marcaram muito, como a  Raquel Prates, o Sérgio Campos e o Luiz Chaimowickz. “ O DCC/UFMG representou um local de formação de alto nível, onde me esforcei para adquirir os conhecimentos e também pude viver momentos felizes nos corredores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Lá, com a Empresa Júnior, tive a primeira experiência com empreendedorismo e a contribuição foi enorme. Durante a graduação tive a oportunidade de conhecer a maior parte dos meus sócios da Hekima, startup de soluções de Inteligência Artificial (IA) que fundamos em 2008, ainda durante os estudos, e que foi adquirida pelo iFood em dezembro de 2019. Além disso, não teríamos construído a empresa sem o conhecimento e ensino de ponta que tivemos no curso”, afirmou.

Além de toda a carga profissional, de acordo com Salles, vários dos seus melhores amigos são ex-colegas do DCC, o que o marcou muito também na vida pessoal. “Conheci os meus melhores amigos no departamento, então, pessoalmente, foi muito relevante o período em que lá estive. Profissionalmente, a influência da Empresa Júnior na vontade de querer empreender e montar uma empresa, também foram contribuições importantes. Acredito que não teria chegado onde estou sem o DCC/UFMG, a passagem pelo departamento promoveu uma série de experiências positivas únicas e difíceis de replicar”, contou.

Durante o curso, Victor percebeu que precisava aprender a ter mais equilíbrio nos estudos e, assim, conseguiria vencer os desafios. “Quando estava cursando o terceiro período, fiquei três dias seguidos sem dormir para conseguir terminar todos os trabalhos dentro do prazo e passar nas matérias. Ali concluí que tinha pegado créditos demais e que precisava dosar isso para os próximos semestres, caso contrário não teria saúde para formar. O ensino do DCC/UFMG é excelente e tem professores fantásticos. O mercado na área de informática e programação é muito promissor e cheio de oportunidades, uma situação que deve perdurar por muitos anos. No entanto, o curso é muito difícil e quem não gosta da área tem dificuldade em prosseguir na carreira”, disse.

Hoje Victor é Head of Artificial Intelligence do iFood e, segundo ele, sente-se realizado com a profissão e a escolha. “Descobri o empreendedorismo no DCC e me apaixonei, montei com os amigos uma empresa que deu certo e foi comprada pela iFood, onde hoje trabalho, me sinto muito realizado pessoalmente e profissionalmente”, concluiu.

Segundo o professor Chaimowickz, o Victor sempre foi um aluno muito participativo e envolvido com diferentes atividades no DCC/UFMG. “Em especial, na época em que eu era coordenador de curso, ele foi presidente da IJunior, empresa Júnior da Computação da UFMG, período no qual interagimos bastante. Além disso, também fomos bons adversários no campeonato de futebol do DCC… Depois de formado, o Victor seguiu uma carreira de sucesso como empreendedor, tendo fundado juntamente com alguns colegas e o professor Ivan Moura Campos a Hekima, empresa que foi posteriormente adquirida pelo Ifood”, falou.

Saiba mais sobre o Victor em suas redes sociais: Twitter e Linkedin

Veja a série completa.