Bárbara Silveira Fraga, entrou para fazer o mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação em 2017, defendendo a dissertação em 2019. Orientada pelos professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Ana Paula Couto da Silva e Fabrício Murai Ferreira, segundo a ex-aluna, o que mais a marcou à época em que esteve no departamento foi o conhecimento que adquiriu e as conexões que fez. “O DCC representa referência em Computação, com uma qualidade de ensino diferenciada. Fazer o mestrado me abriu muitas portas, me deu muito conhecimento para formar meu aprendizado. Além disso, o mestrado contribuiu para que eu pudesse dar aulas na PUC Minas, o que era uma grande vontade que tinha”, contou.
Ao mesmo tempo, para a ex-estudante, o DCC contribuiu muito em sua vida pessoal e profissional. “Sem dúvida o DCC foi fundamental em minha vida! Durante o tempo em que estive no departamento, fiz disciplinas que me ajudaram muito!! E o contato com os professores foi fundamental para meu aprendizado. Hoje estou na A3Data e atuo como AI Advocate. Não dá para saber se estaria onde estou se não tivesse passado pelo DCC, mas certamente o mestrado contribuiu com o que atuo hoje”, garantiu.
Para Bárbara, uma das maiores dificuldades que teve foi fazer o Projeto e Análise de Algoritmos (PAA). “Não há perrengue maior que fazer PAA… (risos). Várias lágrimas no livro do Cormen, esse foi o maior desafio que tive no DCC!”, falou. Apesar das dificuldades, Bárbara garante que vale muito a pena passar por tudo isso e aconselha àqueles que desejam entrar, ou que já estejam, que permaneçam firmes em seus propósitos. “Aproveite o seu tempo no DCC para aprender e criar conexões. Isso fará muita diferença para sua carreira. A jornada, desde as disciplinas, foram muito marcantes e vale tudo muito a pena, o que colhemos é muito recompensador”, concluiu.
Segundo a professora Ana Paula, a ex-aluna sempre foi dedicada e pró-ativa. “Foi a Bárbara quem propôs o tema da dissertação, e durante toda a sua elaboração manteve um entusiasmo contagiante! Foi um prazer imenso trabalhar com ela e, principalmente, presenciar o seu crescimento durante a caminhada do mestrado. Sempre tento puxá-la para fazer o doutorado, mas ela não anima”, disse sorrindo.
Bárbara foi uma das primeiras alunas que o professor Fabrício coorientou no PPGCC e, segundo ele, marcou como uma experiência muito positiva. “Bárbara sempre encarou de frente o desafio de submeter trabalhos para conferências e teve várias publicações, inclusive uma delas — “Online social networks in health care: a study of mental disorders on Reddit” in 2018 IEEE/WIC/ACM Web Intelligence — citada por 37 outros artigos de veículos importantes como a Nature e o Journal of Medical Internet Research. Desde o início eu sabia que ela iria deslanchar na Ciência de Dados”, afirmou.