UFMG classifica 3 times para a final brasileira da Maratona SBC de Programação sendo um em 1º lugar geral

No último sábado, 2, as equipes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tiveram o melhor resultado na etapa classificatória para a final brasileira da Maratona SBC de Programação. A competição ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e das 11 equipes da UFMG, além da primeira colocação, houve a melhor colocação de uma segunda equipe. Também de forma inédita, a UFMG classificou uma terceira equipe para a final brasileira.

O professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e também juiz-chefe e diretor de elaboração das provas da Maratona, Vinicius Fernandes dos Santos, explica que normalmente uma universidade só pode ter um time na final brasileira. “Há duas exceções para que uma mesma universidade possa participar com mais de uma equipe, a primeira é que o limite sobe de um para dois times classificados se a universidade tiver dois times no top 15, além disso, há vagas afirmativas para participação feminina e que não seguem as restrições anteriores. Então, nossas três vagas foram decorrentes deste resultado: dois times da UFMG ficaram no top 15, e o melhor time com duas mulheres”, disse orgulhoso.

A final brasileira será de 19 a 21 de outubro deste ano, em Chapecó, Santa Catarina.