Professores e alunos do DCC/UFMG são premiados pela Sociedade Brasileira de Computação

Pesquisadores do mestrado e doutorado do DCC são premiadas no XXXIV Concurso de Teses e Dissertações

Realizado desde 1980, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) ocorre anualmente e é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este ano, de forma on-line, o XLI CSBC 2021 ocorreu entre os dias 18 e 23 de julho e premiou, durante o Concurso de Teses e Dissertações, alunos e professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG). O evento tem por objetivo integrar a comunidade de computação do Brasil, além de incentivar a troca de experiências entre os meios científico, acadêmico e profissional.

Durante o concurso foram selecionados três trabalhos de doutorado e três de mestrado, que receberam da SBC o título de melhores trabalhos do CTD 2021 em suas respectivas categorias. Os escolhidos receberam como premiação uma visita a uma das sedes do Jusbrasil (Salvador, Belo Horizonte ou São Paulo) com direito a passagens e hospedagem, um Kindle e um Kit Home Office, 1º, 2º e 3º lugares respectivamente.

No DCC/UFMG foram premiadas as seguintes dissertações e teses:
Towards Automatic Fake News Detection in Digital Platforms: Properties, Limitations, and Applications, de autoria do aluno Julio C. S. Reis e orientação do professor Fabrício Benevenuto (3º lugar/doutorado);
AutoParBench: A Unified Test Framework for OpenMP-based Parallelizers, de autoria do  aluno Gleison Souza Diniz Mendonça e orientação dos professores Fernando Magno Quintão Pereira – DCC e Chunhua Liao – LLNL, EUA (3º lugar/mestrado);
The Balanced Connected k -Partition Problem: Polyhedra and Algorithms, de autoria do Matheus Jun Ota, com orientação dos professores Flavio Keidi Miyazawa – Unicamp e Phablo Fernando Soares Moura – DCC (Menção Honrosa/mestrado);
Data Collection and Medium Access Control Solutions for Underwater Wireless Sensor Networks, de autoria do Eduardo P. M. Câmara Júnior, com orientação dos professores Luiz F. M. Vieira e Marcos A. M. Vieira (2º lugar/mestrado).

Além do artigo:
CALT: Uma Ferramenta Automática para Cobrança do ICMS em Operações Interestaduais, de autoria do aluno Douglas Moura e orientação do professor Heitor Ramos – DCC, e dos pesquisadores Anthony Jatobá – UFA, Ivan Martins – LCCAN e André Aquino – UFAL (um dos três melhores artigos).