Professores do DCC/UFMG participam do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Entre os dias 31 de julho e 05 de agosto, em Niterói, Rio de Janeiro, ocorrerá, de forma presencial, o 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, com o tema: “Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”. Diante do movimento de transformação digital que se desenrola nos últimos anos, e que vem deslocando cada vez mais para o meio on-line as interações envolvendo empresas, governos e cidadãos, para a troca de informação ou oferta de produtos e serviços, este tema se tornou de extrema relevância. Durante o evento, ocorrerão seminários, palestras, painéis e diversos outros encontros relevantes com o objetivo de formar cidadãos capazes de interagir de forma produtiva no ciberespaço, mantendo comportamento ético e responsável.

Tratando de temas de extrema relevância, farão parte da programação seis professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), sendo que um deles, o professor Alberto Henrique Frade Laender, além de proferir uma palestra receberá, em reconhecimento pela contribuição científica e técnica durante a carreira, o Prêmio Mérito Científico. Laender é sócio-fundador da SBC e teve uma participação ativa na época em que fez parte da diretoria, entre os anos 1990 e 2000,  quando foi membro do Conselho Deliberativo, entre os anos 1991 e 1994, secretário-geral, de 1997 a 1999 e suplente do segundo-secretário, de 1999 a 2001. Atualmente, o docente participa da Comissão Especial de Bancos de Dados, em razão de sua área de pesquisa e, desta forma, sempre participa dos Comitês de Programa do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD), além de ter sido indicado palestrante sênior do evento. “Apesar dessa longa participação na SBC, a minha indicação para o Prêmio Mérito Científico de 2022 foi uma grande surpresa, uma vez que se trata de um prêmio muito especial e que visa reconhecer aqueles membros da nossa comunidade que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em computação no Brasil”, disse orgulhoso.

Também participante do Congresso, o professor do DCC/UFMG Wagner Meira Júnior fará parte, no dia 1º de agosto, às 17 horas, de um painel no Seminário de Computação na Universidade – SECOMU, que tratará o tema “Representatividade e Ética no Desenvolvimento de Algoritmos: Impacto na Sociedade”. Já no dia 02 de agosto, às 17h, também como painelista no mesmo seminário, o professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida discutirá a “Influência de grandes corporações na flexibilização da legislação para Internet: consequências na sociedade”.

Da mesma forma, no dia 02 de agosto, às 11h, como parte do principal fórum científico do Congresso, o SEMISH, o professor Omar Paranaiba Vilela Neto fará a palestra “Nanocomputação: Pensando nos sistemas computacionais do futuro”. Também durante o fórum e neste mesmo dia, será a vez da professora Mirella Moura Moro, que participará, às 14h, do Painel de Diversidade e Inclusão e falará “Como adicionar conceitos sobre Diversidade e Inclusão em qualquer aula de Computação”.

Além disso, haverá uma sessão especial, no dia 02 de agosto. às 19h, reunindo pesquisadores da área de Computação e membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para discutir os “Impactos sociais, econômicos e políticos das tecnologias da Computação”, dentre eles o professor do DCC/UFMG Nivio Ziviani.

Durante o evento, ocorrerão apresentações de diversas dissertações e teses de alunos orientados e coorientados por professores do DCC/UFMG.

Faça sua inscrição e participe!