Gilberto Medeiros Ribeiro, professor do Departamento de Ciência da Computação e diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), mediou, nesta sexta-feira, 1º, durante o lançamento do edital para selecionar empreendimentos de base tecnológica, feito pela Incubadora de Empresas da UFMG (Inova), o painel – A Universidade e o Ecossistema de Empreendedorismo, que discutiu o ecossistema de empreendedorismo da UFMG e os desafios de se empreender no ambiente acadêmico. Participaram do debate, o vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, que é professor da Escola de Engenharia, Pedro Emboava, da Superintendência de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sede) do governo de Minas, André Barreto, da Wetlands Construídos, Felipe Faria, da gestora de fundos de investimento Fundepar, Eduardo Emrich, da Biominas Brasil, e Marcos Knösel, da FCJ Venture Builder.
Segundo Gilberto Medeiros, o objetivo é mobilizar a comunidade da UFMG. “Queremos mobilizar a comunidade da UFMG, destacando que papers, patentes, conhecimentos práticos são importantes, mas eles também são o principal insumo para empreendimentos de alta densidade tecnológica”, destaca Medeiros.
São elegíveis para o edital, propostas de empreendimentos de base tecnológica em qualquer área do conhecimento que tenham vínculo com capital intelectual ou tecnologias da UFMG, além de propostas que visem o desenvolvimento de produtos, processos e serviços. O edital marca os 20 anos de atuação da Inova; no período, mais de 80 empresas foram graduadas na incubadora, com impacto em mais de 200 alunos.