Pesquisadores do DCC/UFMG são premiados durante o SBRC 2024

Diversos alunos e professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG foram premiados durante a 42º edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), ocorrida no final de maio deste ano, no campus da Praia Vermelha do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, em Niteroi, Rio de Janeiro. O evento anual foi realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

Segundo os organizadores, ao longo de mais de quatro décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, alcançando abrangência internacional com a presença de pesquisadores, técnicos e cientistas da América Latina e do mundo. “A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições. Sua trilha principal tem recebido anualmente uma média de 300 submissões, das quais entre 30% e 35% são aceitas para publicação e apresentação oral no simpósio”, afirmaram.

Durante o evento, foram premiados os seguintes pesquisadores:

1) Trilha principal, menção honrosa:

“Identificação de Políticas de Validação de Rotas no RPK”

Marcel Mendes (DCC/UFMG) , Leonardo Oliveira (DCC/UFMG) , Italo Cunha (DCC/UFMG) , Ethan Katz-Bassett (University of Southern California)

2) Concurso de teses de dissertações – menção honrosa

“Design of Protection Mechanisms for the Internet of Drones”

Alisson R. Svaigen (DCC/UFMG), Linnyer B. Ruiz (Universidade Estadual de Maringá), Antonio A. F. Loureiro (DCC/UFMG)

3) Concurso de teses de dissertações – menção honrosa

“Design and Analysis of Routing Protocols for Internet of Drones”

Lailla M. S. Bine (DCC/UFMG), Linnyer B. Ruiz (Universidade Estadual de Maringá), Antonio A. F. Loureiro (DCC/UFMG)

*O professor José Marcos Nogueira esteve presente no evento e representou os professores orientadores dos alunos.