“O DCC é para mim uma grande referência de excelência em ensino e pesquisa na área de Ciência da Computação”, afirmou ex-aluno

Ex-aluno da graduação em Ciência da Computação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Tiago Loureiro formou-se em 2010, sendo orientado no trabalho de final de curso pelo professor Renato Antônio Celso Ferreira. Para Tiago, o mais marcante no período em que esteve no departamento, foi a excelência no ensino e na pesquisa. “O DCC ficou marcado para mim como a grande referência de excelência em ensino e pesquisa na área de Ciência da Computação. Durante o curso, as disciplinas do departamento foram as que mais me atraíram, pois sempre tive muita curiosidade e interesse em programação e desenvolvimento de software. Nesse período, tive a oportunidade de realizar estágio no Laboratório de Engenharia de Computadores (LECOM). Foi um momento de grande aprendizado e possibilidade de aplicação dos conhecimentos das disciplinas em atividades reais de Engenharia de Software. Essa experiência acelerou meu desenvolvimento profissional e foi uma excelente preparação para as atividades empreendedoras que iniciei logo após finalizar a graduação”, contou.

De acordo com Tiago, muitas das parcerias profissionais que realiza e amigos que têm vieram do DCC. “Muitas das parcerias profissionais que realizo e muitos dos amigos que mantenho até hoje vieram do DCC. O nível técnico do ensino me deu a oportunidade de exercitar minha ‘veia empreendedora’ durante e após a finalização do curso. Fundei algumas empresas e atualmente atuo em uma startup como Engenheiro de Software, tudo construído a partir dos conhecimentos obtidos no curso de graduação em Ciência da Computação. Por isso, aconselho para quem está ou deseja entrar no DCC que se aprofunde nas disciplinas básicas do curso e utilize a estrutura do departamento quando tiver oportunidade: laboratórios, atividades e monitorias. Aproveite para realizar conexões com os colegas de curso e profissionais do DCC, eles poderão ser também colegas de trabalho no futuro e a ponte para grandes oportunidades profissionais, o que se tornou realidade no meu caso”, afirmou.

Durante o curso, Tiago passou por alguns perrengues, sendo o que mais o marcou foram as preparações antes das provas. “Uma boa lembrança da época dos perrengues era da preparação que fazíamos no espaço do D.A. de Computação antes das provas. Os colegas mais preparados sempre ensinavam aos demais, se fosse necessário ali mesmo, até o último momento. Era bem tenso!”, contou sorrindo.

Hoje Tiago é engenheiro sênior/Android, na Beeper, uma startup especializada em aplicativos de chat, localizada em São Francisco, no Vale do Silício.

Saiba mais sobre o Tiago em: https://www.linkedin.com/in/tgloureiro/

Veja a série completa.