SBC produz referenciais de formação para o Curso de Bacharelado em CiberSegurança

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) publicou, recentemente, o documento que apresenta referenciais de formação para o Curso de Bacharelado em CiberSegurança. O referencial foi elaborado pela comissão publicada em portaria, composta pelos professores Aldri Luiz dos Santos, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG), Altair Olivo Santin, da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Marcos Antonio Simplício Junior, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A SBC, por meio de sua Diretoria e Comissão de Educação, promoveu diversos eventos para a construção deste documento, como o Workshop de Educação em Computação (WEI) 2020 e Curso de Qualidade (CQ) 2021, além de discussões sobre cursos emergentes na área de Computação no Brasil e no mundo. A partir desses eventos, em julho de 2021, iniciou-se formalmente o processo de produção de referenciais de formação para os cursos emergentes, a saber: Ciência de Dados, CiberSegurança e Inteligência Artificial. São cursos já existentes em outros países e que também já existem no Brasil, porém ainda não fazem parte das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos superiores do MEC.

A última DCN para a área de Computação é de 2016 e contempla os cursos de: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Licenciatura em Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. A SBC entende que é seu compromisso, perante a comunidade, produzir um material especializado, sobre os referidos cursos emergentes, para orientar as Instituições de Ensino Superior (IES) sobre as competências e habilidades requeridas para formação de profissionais desses cursos, particularmente com os fundamentos da computação. Após a elaboração, os referenciais foram revisados pela Comissão de Educação da SBC e submetidos à consulta pública, coordenada pela SBC, no período de 13/12/2022 a 27/02/2023. Posteriormente, foram novamente revisados para atender as sugestões da comunidade, além de serem analisados e aprovados pelo conselho da SBC.

Segundo os autores, os referenciais de formação para os cursos de Bacharelado em CiberSegurança (RF-CS) estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN2016), homologadas em novembro de 2016, por meio da Resolução Nº 05 de 16/11/2016 (MEC, 2016). Sendo assim, o Bacharelado em CiberSegurança é considerado um curso da área de Computação, sendo que CiberSegurança envolve Segurança de Sistemas, Segurança de Redes, Criptografia e Privacidade de Dados, uma vez que não há rótulo algum que descreva a especificidade desta área no Cine Brasil.

Para o professor Aldri, este documento é um marco para a SBC e para as iniciativas de educação em todos os níveis em CiberSegurança, bem como na formação completa de profissionais que serão cada vez mais requisitados e essenciais ao Brasil, colaborando para as questões estratégicas e econômicas nacionais. “Trata-se apenas dos primeiros passos para consolidação da área diante dos novos e crescentes desafios em proteger todo o ciberespaço brasileiro”, afirmou.