“O DCC é o melhor lugar para se estudar computação no Brasil e um dos melhores que já conheci mundo afora”, afirma ex-aluno

Iago Carvalho, ex-aluno do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, teve como orientador o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Thiago Ferreira de Noronha. Durante o mestrado também foi coorientado pelo também professor do DCC, Luiz Filipe Menezes Vieira. Além disso, Iago também trabalhou e colaborou com os professores Omar Paranaiba Vilela Neto, Gisele Lobo Pappa, Sebástian Urrutia e Vinícius Fernandes dos Santos. “O período em que estive no DCC foi marcante, o clima amistoso que encontrei no laboratório e no departamento, onde tive a oportunidade de conhecer pessoas brilhantes das mais diversas áreas da computação foi inspirador. O departamento é um local agradável de se estar e frequentar. Hoje representa saudades dos diversos anos que passei pela universidade”, contou.

Segundo Iago, o DCC contribuiu muito para o estar onde está hoje. “Foi no DCC que me reconheci como cientista e evoluí dentro da carreira, conseguindo construir as bases de conhecimento para alcançar o meu cargo atual. Dificilmente teria a mesma formação e liberdade em outro local do Brasil ou do exterior. O departamento, os amigos e colegas que fiz durante minha passagem pela UFMG formaram a base de meu conhecimento e de minha profissão. Profissionalmente, o DCC representa um porto seguro, onde posso sempre voltar e colaborar. Pessoalmente, o departamento foi um lugar onde fiz muitos amigos, os quais mantenho contato com diversos deles até hoje”, afirmou.

De acordo com o ex-aluno, para se adequar às cobranças e se tornar mestre e doutor, foi necessário se reorganizar. “As disciplinas oferecidas pelo departamento não são muito fáceis… Além disso, eu tinha o hábito de dormir muito tarde e não conseguia acordar muito bem para as aulas da manhã. Virar a noite estudando e acordar para assistir as disciplinas de programação linear e inteira era uma coisa bem complicada. De vez em quando dava para ouvir uns roncos no meio da sala… (risos). Há muita cobrança e temos que nos adaptar e persistir para vencer os desafios, mas o DCC é o melhor lugar para se estudar computação no Brasil e um dos melhores que já conheci mundo afora. A estrutura do departamento, o nível do corpo docente, discente e de todo o pessoal da secretaria é fora do comum. Indico fortemente o DCC para qualquer pessoa que queira se tornar um cientista de verdade, ou aprender métodos práticos e complexos aplicados diretamente em diversas áreas do mercado de trabalho”, concluiu.

Para o professor Filipe, Iago é mais um caso de sucesso que passou pelo DCC. “É um grande prazer escrever esse depoimento. Conheci o Iago na pós-graduação do PPGCC, quando ele trabalhava com o professor Thiago Noronha. Trabalhamos juntos, unindo duas grandes áreas do conhecimento em Ciência da Computação e aplicando otimização robusta em algoritmos de roteamento. Ele mostrou ser uma pessoa dedicada e empenhada, com muita capacidade. Aprendeu bastante no Programa e hoje se tornou professor. É mais um caso de sucesso do PPGCC. Foi capaz de terminar a pós-graduação e gerar publicações relevantes, mostrando ter desenvolvido seu raciocínio crítico. Desejo a ele todo sucesso e espero que ainda faça parcerias de pesquisa comigo”, disse sorrindo.

Para saber mais sobre o Iago, acesse suas redes: LinkedIn https://www.linkedin.com/in/iagoacarvalho/; ResearchGate https://www.researchgate.net/profile/Iago-Carvalho-3

Veja a série completa.