“O DCC contribuiu muito em minha vida pessoal e profissional”, afirma ex-aluno

Wellington Soares Júnior, ex-aluno do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG, entrando para a graduação em 2006 e saindo após o mestrado, em 2014. com o foco em redes de sensores sem fio. “Durante a graduação, meu trabalho de conclusão de curso foi orientado pelos professores Antonio Loureiro e Luiz Filipe Menezes Vieira. Já no mestrado, minha orientação ficou a cargo do professor Luiz Filipe. Sou muito grato a todos os conselhos e as conversas que tivemos ao longo destes anos. A elevada competência dos alunos, funcionários e professores me marcaram bastante. Em qualquer situação, sempre encontrei alguém com experiência em determinada área do conhecimento e a boa vontade para me auxiliar. Ao longo dos anos passei por mais de um laboratório do DCC, e as portas estavam sempre abertas”, contou.

Segundo Wellington, o DCC foi fundamental para a sua formação, tanto como profissional quanto como pessoa. “Sinto muito orgulho em dizer que fui um aluno do DCC, e sempre o recomendo sem reservas quando novos alunos me pedem opinião sobre o departamento. O DCC me propiciou uma formação em Ciência da Computação bem diversificada. Esta variedade de aprendizado, combinada com a possibilidade de me aprofundar nos tópicos que mais me interessavam, foram fundamentais e me permitiram empreender na área. Além disso,  fundamentalmente me tornaram o profissional que sou hoje. No departamento fiz vários bons amigos que levo comigo até hoje, muitos são referência em suas áreas de atuação. Profissionalmente, ao sair do mestrado fui empreender em uma startup de IoT. Saber que outro dos cofundadores era um amigo e também formado no DCC, foi muito importante para me tranquilizar em relação à competência da equipe. Com certeza não estaria onde estou hoje se não fosse o departamento. Tive a coragem de empreender na área de tecnologia, apenas e graças à confiança que sentia ao saber que seríamos capazes de encontrar soluções para todos os problemas técnicos que surgiriam ao longo do caminho. A startup que fundei utilizava a solução de IoT de pequenos microcontroladores, e envolvia conhecimentos similares que adquiri ao longo do mestrado, os modernos apps. Isto foi o que me gabaritou a hoje fazer parte de um time internacional em uma startup americana, fundada por pessoas importantes no cenário de startups”, relatou.

Um “perrengue” que Wellington passou e que gosta muito de lembrar, foram os trabalhos práticos da disciplina de robótica com o professor Mario Campos. “Como os trabalhos práticos eram em grupo, mas o nosso “robô” era só um, por mais de uma vez o único momento em que os três membros do grupo poderiam se encontrar ao mesmo tempo no laboratório era no período da noite. Me lembro de passar mais de uma noite no DCC trabalhando em nosso robô, mas a satisfação de ver o resultado final do trabalho bem executado sempre compensou todas as noites mal dormidas nesta época”, lembrou satisfeito.

Para os que desejam entrar no DCC, ou já estão, Wellington aconselha que aproveitem bastante todas as oportunidades que surgierem. “Aproveitem o período para fazerem vários contatos, como disse, vários de meus amigos e colegas se tornaram referência em suas respectivas áreas. Fazer parte de uma rede de pessoas tão qualificadas faz toda a diferença profissionalmente. Além disso, participem do campeonato de futsal organizado pelos alunos do DCC, que ocorre todo sábado no CEU. É uma ótima maneira de interagir com os seus pares fora do ambiente de sala de aula e laboratório”, aconselhou.

Atualmente Wellington é engenheiro de software em uma startup americana chamada Beeper. “Estamos trabalhando para criar o melhor chat de app e unificar as caixas de entrada e buscas entre todas as suas mensagens do dia a dia. É um trabalho árduo, mas muito recompensador”, falou.

Para o professor Luiz Filipe, foi um prazer trabalhar com o Wellington. “É com grande prazer e alegria que escrevo esse depoimento sobre o Wellington. O conheci na graduação do nosso curso de Ciência da Computação. Ele fez o trabalho final de curso (POC) e o mestrado comigo no PPGCC. Trabalhamos juntos com tópicos recentes em Ciência da Computação, envolvendo algoritmos para redes e drones. Foi um prazer trabalhar com ele. Ele se mostrou uma pessoa dedicada e empenhada, com muita capacidade. Aprendeu bastante no Programa e hoje se tornou empreendedor. É mais um caso de sucesso do PPGCC. Foii capaz de terminar a pós-graduação e atuar numa startup, mostrando ter desenvolvido seu raciocínio crítico e habilidades de desenvolvimento. Desejo a ele todo sucesso e ele sabe que sempre pode contar comigo”, afirmou.

Saiba mais sobre o Wellington em seu linkedin: https://www.linkedin.com/in/wsoaresjunior/

Veja a série completa.