UFMG lança novo curso de Bacharelado em Ciência de Dados

A partir de 2024, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio dos departamentos de Ciência da Computação e de Estatística, ambos do Instituto de Ciências Exatas, irá oferecer 40 vagas anuais do novo curso de Bacharelado em Ciência de Dados. O curso, que será diurno e presencial, tem por objetivo formar profissionais capazes de compreender o funcionamento dos processos de coleta, gerenciamento, análise, modelagem e utilização eficientes de dados em larga escala, em diferentes formatos e de fontes heterogêneas. A partir de dados massivos, o cientista de dados deve estar apto a definir e executar procedimentos de gestão e uso, desenvolver estratégias para formular e testar hipóteses, interpretar e extrair conhecimentos úteis e significativos, desenvolver e validar algoritmos para analisá-los, interagir com profissionais de outras áreas de conhecimento e trabalhar de forma ética e colaborativa.

Segundo o professor do DCC, Wagner Meira Júnior, o curso é caracterizado pela excelência acadêmica, tendo sempre em vista as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. “A grade do curso compreende não apenas disciplinas científicas e técnicas em Ciência de Dados, mas também em áreas fundamentais como as que lidam com relações interpessoais. Além da excelência técnica, nosso objetivo é que os formandos tenham a capacidade de dialogar com a sociedade e contribuir, na sua esfera de atuação, para redimensioná-la. Sendo assim, daremos aos alunos uma formação mais abrangente, incluindo aspectos de relações humanas, além de incorporar uma dimensão política e social dessa área do conhecimento”, descreveu.

Ainda segundo Meira, os Bacharéis em Ciência de Dados estarão qualificados para analisar dados de áreas diversas, como: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Geociências, História, Saúde e Veterinária, entre outras. Ao mesmo tempo, o curso irá contribuir para suprir as carências da sociedade e do mercado por profissionais qualificados que atuem na interseção entre computação e estatística. “A quantidade e complexidade de dados gerados por seres humanos e máquinas aumentam a uma velocidade crescente. Esses dados contêm informações relevantes que podem resultar em avanços não apenas em outras áreas do conhecimento, mas também na oferta de melhores serviços, desenvolvimento social, crescimento econômico e aumento da oferta de empregos. A atuação qualificada com dados e modelos pode reduzir riscos não só para os seres humanos, mas também para todo o planeta, facilitando, por exemplo, a preservação e recuperação do meio ambiente. Para que isso ocorra, é importante a formação de recursos humanos em toda a cadeia de análise e modelagem de dados com sólido conhecimento nas áreas de Computação, Estatística e Matemática. Esta boa formação possibilitará o desenvolvimento de métodos, modelos e ferramentas computacionais capazes de explorar de uma forma competente e eficiente os dados gerados e apoiar o processo de tomada de decisão nas organizações”, explicou.

A seleção para as vagas do curso ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do ingresso via Enem, é possível ingressar no curso via transferência, obtenção de novo título ou reopção. Tais modalidades de ingresso são previstas no Regulamento da UFMG, no capítulo Processos Seletivos.

Para mais detalhes acesse o site /bacharelado-em-ciencia-de-dados/.

Na foto, da esquerda para à direita, os coordenadores do curso de Ciência de Dados: professor Marcos Oliveira Prates (Departamento de Estatística) e professor Wagner Meira Júnior (Departamento de Ciência da Computação).

Matéria com repercussão na mídia: https://midia.smi.srv.br/audio/2023/10/25/RDIOBANDNEWSFM895BH-17.15.04-17.17.49-1698267112.mp3