Ex-aluno do DCC esbanja talento como professor e cantor

Ex-aluno do mestrado e do doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG, orientado respectivamente pelos professores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Berthier Ribeiro-Neto e Alberto Henrique Frade Laender, Guilherme Tavares de Assis é, hoje, professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (DECOM/UFOP). De acordo com o ex-aluno, o DCC contribuiu, imensamente, para que passasse no concurso para o DECOM/UFOP. “O DCC é um excelente e contributivo departamento para incentivo à pesquisa e geração de bons trabalhos. A cobrança por artigos e a qualificação no doutorado foram grandes desafios, mas sempre tive ao meu lado excelentes orientadores por quem tenho grandes orgulho e admiração. Aprendi muito com meus orientadores”, afirmou.

De acordo com Guilherme, além do estímulo à pesquisa, o DCC foi muito marcante no que diz respeito às amizades. “O departamento contribuiu muito em minha vida pessoal no que diz respeito às ótimas e frequentes amizades para todo o sempre. Além disso, profissionalmente, acredito que não seria hoje professor do DECOM/UFOP se não tivesse passado pelo DCC”, relatou.

Para Guilherme, concluir um curso de Pós-graduação no DCC exige muita dedicação mas, ao final, vale muito a pena. “Para quem quer entrar no DCC, ou quem já está, digo que compromisso, dedicação, tranquilidade, respeito, solicitude, simpatia e bom humor são importantes sempre! Tais valores permitirão chegar ao final do curso com muito sucesso e saudades”, disse.

Além de professor e pesquisador, Guilherme também é cantor nos momentos vagos e possíveis. “Por incrível que pareça, não sou muito de redes sociais, mas tenho um canal no Youtube onde disponibilizo algumas lives e apresentações. Independente de ser professor, tenho um hobby que gosto demais: o canto. Tento fazer um show por ano em teatro; ou seja, estou sempre estreando (risos). Amo envolver-me com arte!”, contou.

Segundo o professor Laender, enquanto aluno no doutorado, Guilherme desenvolveu um trabalho de excelência, com muito afinco e competência, que resultou em várias publicações em periódicos relevantes com World Wide Web Journal e Artificial Intelligence Research, bem como em anais de importantes conferências internacionais como LA-Web e SPIRE. “Foi um tempo de muito aprendizado, tanto para ele quanto para mim enquanto professor/orientador, já que estamos em constante aprendizado. Fora a sua carreira acadêmica, Guilherme é dono de uma voz maravilhosa, e nos abrilhantou com seu canto em várias oportunidades. Hoje, como professor da UFOP, tenho certeza de que continua brilhando com a sua competência e carisma”, afirmou.

Veja a série completa.