Aluno do doutorado do PPGCC é premiado no SBGames 2022

O aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG, Ronaldo e Silva Vieira, orientado pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Luiz Chaimowicz, e pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Anderson Tavares Rocha, recebeu, durante o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022), o prêmio de 3º Melhor Artigo. Intitulado “Exploring Deep Reinforcement Learning for Battling in Collectible Card Games”, o trabalho é fruto de uma primeira etapa do doutorado do aluno.

Segundo Guilherme, jogos de cartas colecionáveis, como Magic: the Gathering e Hearthstone, são jogados por milhões de pessoas ao redor do mundo. “Este artigo é o produto de uma primeira etapa do meu doutorado, onde nós investigamos o uso de abordagens de aprendizado por reforço profundo para gerar agentes de Inteligência Artificial (IA) que os joguem de forma competente e rápida, o que é um problema em aberto na literatura atual. O advento de tais agentes trará benefícios importantes para a área de IA, para a bilionária indústria do jogo e para a comunidade de jogadores. No artigo, nós propomos uma abordagem inicial e comparamos os agentes resultantes com alguns agentes da literatura. Nossos agentes são rápidos, mas sua competência ainda é limitada. Como última contribuição, estudamos as limitações atuais da nossa abordagem e discutimos em detalhe algumas direções promissoras de pesquisa para resolvê-las e melhorar a competência dos agentes sem perder sua rapidez. Pretendemos explorar essas direções de pesquisa em meu doutorado a partir de agora”, explicou.