“Estudar no DCC exige muita dedicação, mas vale muito a pena”, garante ex-aluna

Janaína Sant’Anna Gomide Gomes entrou no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG em 2005, para a graduação, e saiu em 2012, após concluir o mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Durante a graduação, foi orientada pelo professor Wagner Meira Júnior e coorientada pela professora Raquel Minardi. Já no mestrado, teve como orientador o professor Meira e coorientador o professor Virgilio Augusto Fernandes Almeida. Neste período, segundo a ex-aluna, ficou muito marcado para Janaína a excelência do DCC. “Tenho muito orgulho de falar que estudei no DCC. Pude ter contato com pesquisas de ponta, profissionais excelentes e fazer amizades para a vida”, afirmou.

No período em que esteve no departamento, conforme a ex-estudante, ficou cercada de pessoas incríveis. “No DCC pude ter contato com pessoas incríveis, fiz amizades que foram muito importantes, seja nos estudos ou na vida pessoal, e que estão presentes em minha vida até hoje. Também pude conhecer professores que me inspiram muito na minha vida profissional. Trago comigo até hoje as excelentes aulas, orientações de acompanhamento nas pesquisas e conselhos. Ter tido a orientação da professora Raquel Minardi, do Meira e do Virgilio foi uma experiência muito enriquecedora”, contou.

De acordo com Janaína, estudar no DCC foi essencial para que se tornasse professora. “Hoje sou professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Centro Multidisciplinar de Macaé. A formação que tive durante a graduação, o intercâmbio para Alemanha e o mestrado me prepararam para atuar na minha profissão. Os professores que tive, as experiências com pesquisa desde o primeiro ano, os incentivos para participar de eventos e congressos, além da vivência em laboratórios de pesquisa me incentivaram a seguir para essa área”, garantiu.

Conforme a ex-aluna, estudar no DCC exige muita dedicação, mas vale muito a pena. “Saímos do DCC preparados para atuar na área que desejarmos e com uma base de conhecimento que nos permite acompanhar as inovações sem dificuldade. No departamento temos a excelência no ensino, nos laboratórios de pesquisa e nos projetos inovadores”, afirmou.

Segundo o professor Wagner, o DCC tem como fundamento a busca constantemente pela excelência, mas tal atuação só funciona realmente quando os alunos também são de excelência. “Conheço a história da Janaína e sei da sua gentileza constante em ressaltar a busca pela excelência que permeia a atuação do DCC, o que é realmente um fundamento aqui. Entretanto, acho importante ressaltar que isso só funciona realmente quando se trata de uma aluna excelente como ela, que sempre esteve atenta a todas as oportunidades, se empenhou e merecidamente teve, tem e terá muito sucesso”, garantiu.

Conforme a professora Minardi, Janaína é uma jóia. “Considero que a Janaína foi minha primeira aluna de Iniciação Científica. Na verdade, ela era aluna do professor Meira e eu era estudante de doutorado. Tive a oportunidade de coorientá-la. Ela sempre demonstrou interesse e capacidade para estudos avançados acima da média, era excelente aluna e foi medalhista inclusive. Depois, ela buscou novos caminhos, para conhecer novas áreas no mestrado aqui no DCC. Tenho muito orgulho da trajetória dela e de ter feito parte de alguma forma. Hoje, professora na UFRJ, em Macaé, forma seus próprios alunos e coordena um projeto lindo de extensão para ensino de crianças a programar, chamado “Aprenda a Programar Jogando“. Conversamos até hoje, às vezes sobre os desafios da carreira. Estou certa de que ela já é muito bem-sucedida, deixando um legado muito importante com esse trabalho de divulgação da ciência e atração de talentos para a computação. Muito orgulho de ter uma colega como ela na Computação. Essa menina é um brilho, além de muito educada, humilde e bonita (risos). Uma joia!”, falou orgulhosa.

Saiba mais sobre a Janaína em seu instagram @janainagomide

Veja a série completa.