Alunos do Ensino Médio lotam auditório e corredores do DCC durante a Mostra Sua UFMG

Neste sábado, 20, durante a Mostra Sua UFMG, professores e alunos voluntários do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG receberam centenas de estudantes do Ensino Fundamental de inúmeras escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A Mostra teve por objetivo proporcionar aos discentes um momento para conhecerem a universidade e os cursos oferecidos em cada departamento. Para tanto, no DCC, houve várias palestras e exposições dos trabalhos realizados nos laboratórios, além de equipamentos que compõem o acervo do Museu do DCC.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Cláudio Brandão, Arthur Rafael Ramos de Alvarenga soube do evento por meio das redes sociais da escola e logo se organizou para participar. “Logo que soube da Mostra quis conhecer o DCC. Gosto muito da área de exatas e desejo fazer algo no campo da Computação. Fiquei impressionado com os projetos e com o laboratório de Robótica. Os robôs construídos aqui são sensacionais”, afirmou.

Já a estudante Carla Ribeiro Erse Simão, também do terceiro ano, mas do Centro Educacional Mineiro (CEM), quando soube da Mostra Sua UFMG se organizou para conhecer especificamente o DCC. “Tentei entrar no COLTEC ou CEFET, mas infelizmente não consegui. Tenho muito interesse pela área da Computação e queria conhecer melhor os cursos e suas possibilidades. Quando saímos do Ensino Médio ainda somos muito novos e estas decisões são complicadas sem realmente conhecer melhor cada curso. Estava muito em dúvida entre Ciência da Computação e Sistemas de Informação e estar aqui hoje me ajudou a esclarecer melhor meus pensamentos e decisões. Este momento foi ótimo para me aprofundar um pouco mais e ter certeza do que quero. Já me identificava muito com Sistemas de Informação e agora tenho a certeza de que é isso que gosto, descobri aqui que é uma área extremamente ampla. Adorei a explicação dos trabalhos, amei o projeto de inclusão das meninas na computação e realmente espero estar aqui no ano que vem”, contou empolgada.

Para o discente do curso de Ciência da Computação do DCC e voluntário no evento, Hélio Victor, foi uma experiência maravilhosa. “Nunca havia participado desse tipo de evento, seja como aluno do Ensino Médio ou como estudante da graduação, e queria muito viver isso. Estar aqui e explicar para esses nossos futuros colegas o que são os cursos, o que fazemos, nossas pesquisas e os resultados para a sociedade, além do que aprendemos e o que podemos agregar foi uma experiência ímpar. Tivemos a oportunidade de esclarecer o que estudamos nos nossos cursos, as diferenças e as áreas de atuação. Foi uma oportunidade de sanar algumas dúvidas desses que podem ser nossos futuros colegas e qual o curso do DCC pode melhor atender às expectativas e vocações de cada um”, esclareceu.

Para o professor do DCC e coordenador da Mostra Sua UFMG no departamento, André Cavalcante Hora, este tipo de evento possibilita que os estudantes conheçam os cursos, os departamentos, a infraestrutura geral da Universidade e as perspectivas do mercado de trabalho. Segundo Hora, este momento também permite a interação dos futuros alunos com os graduandos e professores. “Os estudantes possuem muito interesse nos cursos ofertados pelo DCC e a Mostra Sua UFMG permite a exposição das atividades de ensino, pesquisa e extensão de excelência do departamento aos futuros alunos. Formamos uma comissão e projetamos as atividades expositivas (palestras, pôsteres, exibição de pesquisas do DCC, espaço museu, entre outras), pensando no público-alvo do evento. O trabalho também contou com o apoio da Chefia do DCC, dos coordenadores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e de funcionários, bem como a adesão de vários docentes e discentes voluntários. Agradeço a todos os envolvidos pela dedicação. O evento foi um sucesso, contando com a visita de milhares de estudantes ao Anexo U do DCC. As palestras dos coordenadores foram bastante concorridas e realizamos apresentações extras para suprir a demanda, todas com auditório lotado”, concluiu orgulhoso.