Alunos do DCC são destaque na XXV Olimpíada Brasileira de Informática

Alunos da graduação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, ganharam medalha de ouro, prata e bronze, além de Menção Honrosa, na XXV Olimpíada Brasileira de Informática, modalidade Programador Nível Sênior. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 20, pela organização do evento, sendo ganhador da medalha de ouro, Gabriel Lucas Costa Martins (2º lugar), da medalha de prata, Heitor Gonçalves Leite (7º lugar), e da medalha de bronze os estudantes Matheus Torres Prates (20º lugar), Mateus Vitor Mota Vasconcelos (23º lugar) e Luis Henrique Gomes Higino (30º lugar). Além disto, recebeu Menção Honrosa o aluno Túlio Henrique Rodrigues Costa.

Membro do Comitê Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e professor do DCC, Vinicius Fernandes dos Santos, não escondeu o orgulho pela vitória dos alunos. “A cada ano que passa estamos tendo mais alunos participando tanto da Olimpíada quanto das competições da Maratona, o que nos deixa muito felizes. Para completar esta alegria, estamos ganhando várias medalhas, o que demonstra a qualidade dos nossos alunos nestas competições”, afirmou.

Realizada desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Computação, a OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia, e tem por objetivo despertar nos alunos do quarto ano do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Superior o interesse por uma ciência importante na formação básica. Assim, os estudantes são estimulados a participar de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma competição saudável, com foco na Ciência da Computação.