“Vale a pena fazer parte do DCC como aluno”, afirma ex-estudante

Dilson Almeida Guimarães, atualmente engenheiro de software no Google, em Belo Horizonte, foi aluno do Departamento de Ciẽncia da Computação (DCC) da UFMG desde a graduação em Ciência da Computação até o doutorado. Durante todo o percurso, que durou de 2009 a 2021, Dilson fez Iniciação Científica sob a orientação dos professores do DCC, Jussara Marques de Almeida e Marcos André Gonçalves, e mestrado e doutorado com o professor Alexandre Salles da Cunha. Segundo o ex-aluno, o que mais o marcou foram as pessoas que conheceu. “Todos que conheci foram muito marcantes, desde os colegas alunos até os professores, tenho lembranças boas e inspiradoras da época que estive no departamento”, contou.

Segundo o ex-aluno, as oportunidades oferecidas aos alunos é um diferencial, o que representou muito em sua jornada. “O DCC oferece muitas possibilidades para seus alunos, seja preparando-os bem para competir por chances externas ou por meio de projetos internos. Vale a pena fazer parte do DCC como aluno. Se tem essa oportunidade,  aproveite e se dedique”, garantiu.

Enquanto esteve no DCC, Dilson passou por alguns “perrengues”, alguns deles até engraçados. “Durante toda a apresentação de um trabalho, fiquei segurando um copo de café durante para garantir que a mão estaria quente o suficiente para ser detectada por um sensor de temperatura na hora demonstração prática. Foi tenso e, ao mesmo tempo, depois que passou, engraçado”, descreveu.

Participante da Maratona de Programação, o ex-estudante considera muito importante esta oportunidade. “No tempo que passei pelo DCC, outra coisa que foi muito importante para mim foi a Maratona de Programação. Participei tanto como competidor quanto como técnico e aprendi muito nas duas funções”, concluiu.

Segundo o professor Alexandre, o ex-aluno sempre optou por temas desafiadores e obteve resultados de pesquisa muito bons. “Dilson é um cientista da Computação muito capaz, inteligente, criativo e independente. Muito cedo já acumulava uma bagagem grande na área de Otimização. Pessoalmente, é uma grande figura também, uma pessoa com quem gosto de conversar não apenas sobre nossas afinidades técnicas como também sobre a vida. Foi um privilégio poder ter orientado o Dilson e acompanhar sua evolução. É um privilégio poder tê-lo como o amigo que é”, disse orgulhoso.

Veja a série completa.