DCC recebe pesquisador do Instituto Checo de Informática, Robótica e Cibernética para palestra presencial

Na próxima sexta-feira, 25, às 14 horas, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, o pesquisador sênior do Instituto Checo de Informática, Robótica e Cibernética, Mikoláš Janota, irá proferir a palestra “Towards ML for Automated Reasoning”. De acordo com o palestrante, o objetivo é usar Machine Learning (ML) para ferramentas de raciocínio automatizado, em particular, ao raciocinar com quantificadores (declarações for-all), pensar qual a motivação para isso. “Quantificadores são indispensáveis ​​em modelagem lógica, mas tornam o raciocínio muito difícil. Nessa palestra vamos dar uma visão geral do campo e olhar para algumas aplicações concretas de ML. Já podemos mostrar que acelerações exponenciais são obtidas por instanciações mais inteligentes de quantificadores em domínios finitos. Veremos, também, como ML pode em geral ajudar na instanciação de quantificadores e quais métodos de ML são aplicáveis ​​neste domínio”, explicou.

Mikoláš Janota nasceu em Praga, quando ainda era Tchecoslováquia, onde fez o mestrado na Charles University e também desenvolveu uma paixão por resolver e aplicar o raciocínio baseado em lógica. Doutor pela University College Dublin, Irlanda, trabalhou na verificação de software e configurações de produtos, depois em posições de pós-doutoramento em Portugal e na Microsoft Research, Cambridge, no Reino Unido. Mikoláš ocupou o cargo de professor assistente na Universidade de Lisboa, Portugal, até 2020. Agora está de volta à República Checa, onde ocupa o cargo de pesquisador sênior na Czech Technical University.

A palestra está sendo promovida pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Haniel Barbosa.