“Quem precisa de um Cientista de Dados?” é o tema de palestra promovida pelo DCC/UFMG

Na próxima quinta-feira, 22, de forma remota, o professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, fará a palestra “Quem precisa de um Cientista de Dados?”, como parte da série de seminários promovidos pelo professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Wagner Meira Jr.

Além de professor da USP, campus São Carlos, André possui um vasto currículo. É bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenador da rede IARA, Inteligência Artificial Recriando Ambientes. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação do CNPq (CA-CC), de 2018 a 2021 (coordenador de 2019 a 2020). De 2013 a 2017, foi membro do conselho da International Association for Statistical Computing (IASC), do International Institute of Statistics. Possui Bacharelado (1987) e Mestrado em Ciência da Computação (1990) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Electronic Engineering pela University of Kent (1994). Seus principais interesses de pesquisa são Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados e Ciência de Dados, com aplicações em várias áreas. Publicou vários artigos nessas áreas, alguns deles premiados em conferências organizadas por ACM, IEEE and SBC. Escreveu vários livros, entre eles Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina, publicado pelo GrupoGen, em 2011,  e prêmio Jabuti 2012, e A General Introduction to Data Analytics, publicado pela Wiley, em 2018. Foi professor associado na University of Guelph, Canadá e professor visitante na University of Kent, além de pesquisador visitante na University of Kent e no Alan Turing Institute, UK. Avalia projetos para agências de fomento a pesquisa nacionais, CAPES, CNPq, FAPESP, FACEPE, FAPEMIG e Fundação Serrapilheira, e internacionais, NSERC (Canada), The Leverhulme Trust (Reino Unido), EPSRC Reino Unido), GACR (República Checa), CONICYT (Chile), Croatian Science Foundation (Croácia) e MIUR (Itália). É Diretor do ICMC-USP e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria da USP. É, também, vice-coordenador do MBA em Ciência de Dados do ICMC-USP. , do Conselho Consultivo da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial (IA), da Rede Ciência para Educação (CpE), do Comitê Diretivo para América Latina e Caribe da International Network for Government Science Advice (INGSA), do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo e do Comitê Científico do Advanced Institute for Artificial Intelligence (AI2), do Strategy and Partnerships Board of the UKRI Centre for Doctoral Training in Accountable, Responsible and Transparent AI (ART-AI), at University of Bath, UK. Membro associado da Artificial Intelligence Institute – Te Ipu o te Mahara da University of Waikato, Nova Zelândia e do Grupo de Governança da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, do Conselho Tecnológico da Associação Gestora de Fundo Patrimonial Chronos (?CHRONOS?) e do Comitê de Governança de Indicações Geográficas (IG) São Carlos. Foi membro do Conselho Técnico Científico da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAp-FGV) de 2018 a 2020.