Professor do DCC/UFMG profere palestra na WebMedia 2022 e discute as campanhas de desinformação no Brasil

No dia 11 de novembro, sexta-feira, às 11 horas, o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG irá proferir, durante a 28a. edição do WebMedia, a palestra “Campanhas de Desinformação no Brasil: Lições Aprendidas e Desafios Futuros”. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) irá propiciar intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. Neste ano, a organização é da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Coordenador do projeto “Eleições Sem Fake”, segundo o professor, o debate político e a disputa eleitoral no espaço on-line, durante as eleições brasileiras de 2018, marcaram o início de uma grande guerra informacional no país. Essa guerra se tornou parte do nosso cotidiano e um dos problemas mais desafiadores da nossa sociedade. “Visando mitigar o problema, nós criamos o projeto “Eleições Sem Fake” e desenvolvemos soluções tecnológicas capazes de monitorar e expor as atuações de diferentes campanhas políticas no espaço on-line. Exemplos de sistemas incluem: um monitor de propagandas impulsionadas no Facebook e monitores de grupos públicos, voltados para discussão política, no WhatsApp e no Telegram. Nossos sistemas se mostraram fundamentais para a checagem de fatos, para o jornalismo investigativo e, atualmente, nosso projeto faz parte da frente nacional de enfrentamento à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa palestra sumariza uma série de lições aprendidas a partir da implantação desses sistemas e aponta direções futuras para o combate à desinformação”, contou.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do evento.